Ecoponto- Dayane Oliveira
A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou, na última quinta-feira (17), o novo Ecoponto Marengo. A estrutura vai receber resíduos sólidos e tem como objetivo combater o descarte irregular de lixo. O prefeito Eduardo Boigues esteve presente na inauguração do espaço ao lado da primeira-dama, Mila Prates Queroz, secretários e vereadores. Até março, outras três unidades serão entregues.
Localizado na avenida Gonçalves Dias, próximo ao cruzamento com a avenida Luís Pereira Barreto, o Ecoponto Marengo conta com 1,5 mil metros quadrados e está funcionando de segunda a sábado, das 8h às 17h.
A unidade vai receber pequenas quantidades de materiais recicláveis como papel, papelão, plástico, vidro e metal, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, resíduos da construção civil, móveis desmontados, pneus e óleo de cozinha, com o limite de um metro cúbico (m³) por mês – o equivalente a dez sacos de cem litros.
Além do espaço de coleta inaugurado, outras três unidades serão entregues até março, uma delas ainda em fevereiro. É o caso do Ecoponto da Vila São Carlos, localizado na rua Jaguaribe, que inicia suas operações no próximo dia 24.
Já no dia 3 de março é a vez do Ecoponto Piratininga entrar em operação. A estrutura está instalada entre a avenida Joaquim Caetano e a estrada Santo Expedito. No dia 10 de março será a abertura do Ecoponto Vila Arizona, implantado na rua Vitorino, em paralelo com a rua Lateral.
“A população vê, no dia a dia, o nosso trabalho para manter Itaquá bem-cuidada, mas precisamos do apoio e da ajuda de cada um. Além do ecoponto do Jardim Odete, todos terão mais quatro opções de descarte de lixo para não sujar as nossas ruas e, assim, evitar transtornos e enchentes”, disse o prefeito Eduardo Boigues.
A construção dos espaços foi viabilizada por meio de uma Parceria Pública Privada (PPP) entre a empresa de coleta Peralta Ambiental e a prefeitura. Os materiais recolhidos serão levados para o aterro CDR Pedreira, em Guarulhos.
“Com o início da operação dos quatro ecopontos, a prefeitura se prepara para reformar o ponto de descarte que hoje funciona no Jardim Odete. A expectativa é ampliar os trabalhos de combate ao descarte irregular, com o suporte da Guarda Ambiental, dando mais opções para a população”, finalizou o secretário de Serviços Urbanos, Alexandre Oliveira, o Xandão.
A Secretaria da Cultura de Itaquaquecetuba promoveu, nesta semana, mais uma edição do Sarau 60+,…
Itaquaquecetuba sediou a 1ª Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ promovida pela Secretaria da Mulher,…
O Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba realizou, nesta semana, um encontro com as 40…
O Projovem de Itaquaquecetuba vai abrir, na próxima segunda-feira (28), inscrições de dez cursos profissionalizantes…
A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba sediou, nesta semana, o Polo de Escuta do Plano…
A prefeita Mara Bertaiolli deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Saúde, eleitos…