A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba lançou a Semana do Aleitamento Materno em alusão à Semana Mundial da Amamentação e ao Agosto Dourado. Ao longo desta semana, a campanha vai promover orientações e rodas de conversa nas unidades básicas de saúde sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais.
Com gestantes como público-alvo, a iniciativa tem por objetivo dar suporte a mulheres e redes de apoio quanto à amamentação segura e seus benefícios. “A amamentação reduz o risco de câncer de útero e de mama, fortalece o sistema imunológico do bebê, reduz riscos de obesidade, entre outros. É uma grande oportunidade para as gestantes do nosso município”, explicou a secretária de Saúde, Ariana Julião.
Além das atividades específicas em alusão à data, os atendimentos realizados durante o pré-natal também serão reforçados com orientação da equipe de enfermagem e atendimento médico. “Quando tratamos de saúde da mulher, falamos também da saúde de uma família. A amamentação é o primeiro passo para uma vida saudável e com amor”, completou o prefeito Eduardo Boigues.