A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai promover oficinas de compostagem na jardinagem, abordando o processo natural de reciclagem de resíduos orgânicos, transformando-os em adubo para as plantas. A ação será realizada nos CRAS e para se inscrever é só ir até a unidade de interesse. Não há limite de idade.
“Aprender sobre compostagem é fundamental para a sustentabilidade, pois transforma resíduos orgânicos, como restos de alimentos, em adubo natural, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos, bem como a quantidade de resíduo enviado aos aterros sanitários”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri.
As oficinas têm duração de uma hora e vão acontecer sempre às 10h, começando na segunda (19) no Morro Branco (av. Ítalo Adami, 2.023), na terça (20) no Paineira (r. Serra dos Carajás, 570), na quarta (21) no Recanto Mônica (r. Gov. Ademar Pereira de Barros, 222), na quinta (22) no Caiuby (r. Ribeirão Preto, 9) e na sexta (23) no Quinta da Boa Vista (estr. de São Bento, 1.691).
“Estamos com essa parceria para proporcionar mais conhecimento aos moradores porque quando compartilhamos boas ideias em busca de uma cidade melhor, crescermos juntos. Esse tipo de projeto fortalece o senso de comunidade e engaja práticas sustentáveis nos CRAS”, acrescentou o secretário de Assistência Social, Gabriel Rocha.
“A compostagem melhora a qualidade do solo, contribui para a conservação da água e gera responsabilidade individual e coletiva na gestão dos resíduos. Esperamos que as oficinas tenham boa adesão e que a população possa aproveitar a oportunidade de aprender algo novo”, completou o prefeito Eduardo Boigues.