A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba tem se destacado na repressão ao tráfico de drogas em todo o Alto Tietê. As ações acontecem por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) em toda a cidade, sobretudo em locais mapeados pelo serviço de inteligência da pasta.
A secretaria analisou dados de segurança das outras duas maiores cidades do Alto Tietê em 2021 e Itaquaquecetuba saiu na frente com 54,39% dos flagrantes de tráfico, seguido por 40,92% em Mogi das Cruzes e 33,70% em Suzano.
Dos 540 flagrantes em Suzano, 182 são de tráfico e em Mogi das Cruzes, apesar do número de flagrantes ser de 650, de tráfico foram apenas 266. Já Itaquaquecetuba registrou 546 flagrantes, sendo 297 de tráfico de drogas.
“Estamos focados em acabar com a criminalidade, mas sabemos que a porta de entrada para o crime é o tráfico que alicia jovens e adolescentes”, destacou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.
Este ano, as equipes continuam com forte patrulhamento diário, tanto no período diurno quanto noturno. Foram 23 ocorrências de tráfico de drogas, sendo 14 em janeiro e nove até a segunda quinzena de fevereiro, que somam a apreensão de 16 quilos de drogas e R$ 11 mil em espécie.
O prefeito Eduardo Boigues disse que as prisões de traficantes levam paz e mais tranquilidade para as famílias. “Sabemos que o tráfico destrói famílias, por isso não vamos deixar que traficantes recrutem nossos jovens. Essa realidade já está mudando”, finalizou. As denúncias de crimes podem ser feitas pelo 153.