Destaques

Kaká critica a decisão judicial que prejudica milhares de usuários dos planos de saúde

Ativista do movimento de pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), o vereador Álvaro Costa Vieira (Pode), o Kaká, lamentou a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que restringe a cobertura dos planos de saúde apenas a lista de tratamentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Para ele (foto), a medida da corte que deve prejudicar a vida de milhares de usuários foi aprovada por seis votos a três, na quarta-feira, dia 08. Hoje, o chamado rol taxativo da ANS reúne 3.300 procedimentos.

Com isso, qualquer tipo de terapia que não conste desta lista não deverá ser mais custeado pelos planos de saúde. Em contrapartida, as entidades que defendem os interesses dos consumidores afirmam que é favorável ao modelo exemplificativo, ou seja, mais amplo que permite a entrada de novos tratamentos. Derrotados no STJ, agora os órgãos de defesa apostam todas as fichas na ação impetrada no Supremo Tribunal Federal (STF) que poderá reverter essa situação quando julgar o mérito ainda sem data.

O alento é que a decisão da última quarta-feira permite a exceção nos casos de tratamentos de câncer e de outras terapias com eficiência comprovada com recomendação expressa do Conselho Federal de Medicina (CFM). Mãe de um garoto autista e fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, a jornalista Andreia Werner disse que no rol taxativo não inclui alguns procedimentos como, por exemplos, a integração sensorial e análise de comportamento aplicado, ambos voltados ao autismo e paralisia cerebral.

Ainda, para a entidade criada para ajudar mães de crianças com deficiência, a decisão do STJ afeta todos os brasileiros, já que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ter os serviços colapsados, isto é, o órgão público já sobrecarregado não terá condições de atender esse aumento na demanda de pacientes. Já a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa 15 grupos de operadoras, acredita que os planos vão continuar cobrindo todas as enfermidades contidas no Código Internacional de Doenças (CID). Para a entidade classista, o STJ deu garantia jurídica.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Autorização para tornar iluminação de Suzano 100% LED é assinada pelo prefeito

O prefeito Pedro Ishi assinou nesta quinta-feira (10/04) a ordem de serviço para tornar a…

16 horas ago

Cem dias são marcados pela confirmação dos maiores investimentos da história de Suzano

A Prefeitura de Suzano promoveu nesta quinta-feira (10/10) a prestação de contas dos cem dias…

16 horas ago

Prefeitura de Mogi prorroga prazo de inscrições da Lei de Incentivo à Cultura até 25 de abril

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, prorrogou o…

16 horas ago

Cata-Tranqueira atenderá neste sábado mais 12 bairros nas imediações da Vila Cintra

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e…

16 horas ago

Prefeitura de Mogi apresenta balanço dos 100 dias de gestão nesta terça-feira

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza na próxima terça-feira (15/04), a partir das 9h,…

16 horas ago

100 Dias de Governo: Prefeito de Arujá Apresenta Balanço de Ações

O prefeito de Arujá apresentou um balanço das ações realizadas nos primeiros 100 dias de…

16 horas ago