O historiador deu inicio ao trabalho em 2009, quando ele notou o abandono histórico da cidade e o esquecimento das nossas tradições, muitas coisas que deixaram de acontecer.
Lalá se destaca no resgate da cultura e memória de nossa cidade, trazendo lembranças e bons conhecimentos sobre as antiguidades de Ferraz de Vasconcelos, através de postagens nas redes sociais.
O historiador deu inicio ao trabalho em 2009, quando ele notou o abandono histórico da cidade e o esquecimento das nossas tradições, muitas coisas que deixaram de acontecer.
Nascido em Ferraz na R: Duque de Caxias atrás do “Birutão” em 14/07/1975, ele já tinha fotos antigas da cidade, por ter crescido e acompanhado a evolução de Ferraz, começou a ter seu acervo da memória da cidade, e com algumas pesquisas na internet ampliou seus arquivos de fotos antigas, de bairros e construções históricas, mesmo assim começou a fazer visitas a moradores antigos da cidade, como a família Trevisane, família essa do Ex-prefeito José Trevisane dos anos 60/70, mais conhecido como Zéquinha.
Lalá diz que seu principal objetivo de trabalho é resgatar a historia de Ferraz, trazer de volta a festa da Uva, tradicionalmente comemorada no aniversário da cidade, investir em produtores de uva na cidade, que já foi a principal produtora de Uva Itália no Brasil e hoje conta apenas com dois ou três produtores.
A tradicional festa da uva em Ferraz sempre movimentou bastante o comércio local, entre três e seis dias, a festa arrastava multidões e ajudava fomentar a cultura com apresentação de artistas e também trazia a feira da indústria, que apresentava seus produtos produzidos e comercializados na cidade.
Atrair novos investimentos do Governo Federal, Governo Estadual, na Cultura, no Turismo, esses projetos podem e devem trazer esses recursos para ajudar a arrecadação do município.
O Castelo é um outro projeto importante que gostaria de realizar, a reforma, e como um museu aberto as visitações e estudos para os alunos de Ferraz e Região, é necessário para fomentar a cultura dos nossos antepassados e manter a história e a memória viva, sendo também um ponto turístico, trazendo pessoas de outras cidades para conhecer o Castelo e gerar empregos e aquecer o comércio local.
Ferraz precisa disso, e eu venho fazendo esse trabalho, espero cada dia mais contribuir para o desenvolvimento da história da cidade, completou Lalá.
Laércio Dart, o Lalá, é morador de Ferraz a 45 anos, estudante de História na faculdade Cruzeiro do Sul.
A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar encerra nesta sexta-feira (30/05) o Mês da Enfermagem,…
No primeiro quadrimestre deste ano, a Rede Básica de Saúde de Mogi das Cruzes realizou…
O Procon de Itaquaquecetuba está alertando os consumidores e comerciantes da cidade sobre a atuação…
Na próxima semana, em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura…
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico, abriu inscrições…
Com a chegada do frio, a Secretaria de Assistência Social de Itaquaquecetuba vai iniciar a…