Itens que pertenciam a imigrantes e peças da cultura oriental podem ser expostos durante o evento, que será organizado no Parque Max Feffer entre 25 e 28 de abril
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, foi recebida na tarde da última sexta-feira (05/04) pelo presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Bunkyo São Paulo, Renato Ishikawa, na sede da associação, no bairro da Liberdade, região central da capital paulista. Na visita, foram realizadas tratativas sobre o acervo que poderá ser apresentado na “ExpoFlores” com a presidente da comissão de Administração da associação e curadora do Museu Histórico da imigração japonesa no Brasil, Lídia Yamashita.
A “ExpoFlores” é um dos eventos alusivos à comemoração dos 75 anos de emancipação política-administrativa do município, que ocorrerá entre 25 e 28 de abril (quinta-feira a domingo), no Parque Municipal Max Feffer, e poderá contar com itens vindos de imigrantes japoneses.
Também participaram da recepção a diretora de comunicação do Bunkyo São Paulo, Cristina Zoriki, o diretor do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), Carlos Bragheroli, e o presidente do Bunkyo de Suzano, Reinaldo Katsumata, que foi um dos responsáveis pela realização do encontro.
Após a recepção, Larissa conheceu o acervo de quimonos vindos do Japão, na presença da curadora de quimonos do Bunkyo São Paulo, Emiko Nakashima. Na ocasião, ela expôs algumas peças ornamentadas com flores para homenagear Suzano, que é conhecida como a “Cidade das Flores”. Foi explicado pela comitiva do município o significado de reviver a época dessas exposições, que eram parte da identidade local e motivaram a organização da “ExpoFlores” durante as comemorações relacionadas à emancipação.
Em seguida, a visita foi conduzida ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, com a apresentação da presidente Lídia Yamashita. O grupo pôde conhecer mais sobre as tradições nipônicas e a imigração do povo oriental. Também foram realizadas pesquisas sobre a história do sobrenome Ashiuchi, da família do prefeito Rodrigo.
Ainda no prédio do Bunkyo São Paulo, os representantes participaram de uma versão resumida da tradicional cerimônia do chá realizada pelo povo japonês, que é uma forma de respeito ao próximo e à natureza, repleta de simbologias. Esteve presente, neste momento, a responsável pela Escola Urasenke, de cerimônia do chá, Madoka Hayashi, assim como alunos da entidade.
Larissa agradeceu a receptividade e parabenizou o trabalho desenvolvido pela associação. “Fiquei muito encantada com tudo que nos foi apresentado. É um espaço lindo, que traduz a cultura do Japão e reforça o intercâmbio entre os orientais e os brasileiros. Mostramos como seria importante disponibilizarmos o acervo a que tivemos acesso também na ExpoFlores, como forma de valorizar ainda mais os aspectos relacionados à imigração japonesa”, declarou a primeira-dama.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…