A programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes já atendeu mais de 8 mil pessoas com atividades de conscientização sobre segurança viária e educação para o trânsito nas três primeiras semanas. O trabalho continua até esta sexta-feira (30/05), com edições da Escola Mirim de Trânsito, palestres e ações especiais.
Na última sexta-feira (23/05), cerca de 900 pessoas foram atendidas diretamente em uma atividade realizada em um hipermercado na Vila Industrial, com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito e do Samu. A estimativa é que cerca de 2 mil pessoas foram impactadas.
O trabalho contou com a distribuição de materiais informativos sobre comportamento seguro no trânsito e a importância de obedecer às normas de trânsito. A Escola Mirim de Trânsito Itinerante foi montada para crianças vivenciarem, na prática, situações relativas à segurança no Trânsito, além de receberam orientações.
Já o Samu ofereceu orientações sobre primeiros socorros para as pessoas que passavam pela estrutura montada no estacionamento do estabelecimento comercial. Também foram feitas demonstrações sobre as técnicas que podem ser adotadas em casos de emergência. O Samuzinho, com personagens voltados para as crianças, também esteve presente.
“A segurança viária começa com a conscientização da população sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito e a sinalização existente, protegendo e bem maior de todos, que é a vida. Ações como o Maio Amarelo são fundamentais para que esta mensagem chegue para um número maior de pessoas e a parceria entre o poder público e a iniciativa privada, como no caso da ação de sexta-feira, é muito importante”, destacou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama.
No ano, as atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito já atenderam cerca de 18 mil pessoas, somando o resultado do Maio Amarelo com as ações realizadas no quatro primeiros meses de 2025.
Programação da semana
Nesta segunda e terça-feira (26 e 27/05), serão realizadas atividades da Escola Mirim de Trânsito na escola municipal Professora Heliana Mafra Machado de Castro, na Vila Cléo. Os alunos serão atendidos nos períodos da manhã e da tarde, com orientações e a parte prática no circuito que é montado para a iniciativa.
Já na quarta-feira (28/05), as equipes de educação para o trânsito estarão no Semae, para palestras com os funcionários da autarquia.
Um dos destaques da programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes acontece na quinta-feira (29/05), das 9h às 13h, no Largo do Rosário. O Simulador de Impacto da concessionária Ecovias estará no local para atender os mogianos. O equipamento simula o impacto de uma colisão, chamando a atenção dos participantes sobre os riscos de acidentes e a necessidade de precaução e respeito no trânsito.
Fechando as atividades do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes, a Vila Dignidade receberá nesta sexta-feira (30/05), das 8h às 10h, o projeto Terceira Idade em Foco, que levará orientações sobre cuidados nas vias e em casa para os idosos.
Mais informações sobre as atividades do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.