A Secretaria Municipal de Educação realizou, entre a última semana de novembro e primeira semana deste mês, a quarta edição da “Feira do Empreendedorismo”, que mobilizou 2.103 alunos de dez escolas da rede municipal. A atividade marcou a finalização de mais um ciclo do projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, que visa desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores com os alunos. Os conceitos aprendidos ao longo do segundo semestre foram aplicados durante a atividade, que ofertou para as comunidades do entorno das unidades peças de artesanato, roupa, sapatos, bolsas, queijos e outros alimentos.
Receberam a feira as Escolas Municipais Professora Liuba Pizzolitto, no Jardim das Lavras Mirim; Abrão Salomão Domingues, no Tabamarajoara; Professora Ana Rita Gomes, no Jardim Margareth; Ângela Martins de Oliveira, no Jardim Dora; Brasilio Ribeiro, na Vila São Pedro; Professora Célia Pereira de Lima, na Vila Colorado; Professor Paulo Henrique Barreiros, no Parque Residencial Samambaia; Professora Sonia Regina Alonso Ostermayer, na Vila São Pedro; Sérgio Simão, no Jardim Europa; e Vereador Waldemar Calil, na Cidade Boa Vista.
Os conteúdos trabalhados nos últimos meses, que proporcionaram os conhecimentos necessários para a realização das atividades nos meses de novembro e dezembro, até mesmo por meio de apostilas, foram distribuídos em cinco módulos. O primeiro deles, “Descobertas empreendedoras no jardim sensorial”, estimulou a vivência de etapas de um plano de negócios por meio da montagem de uma loja de ervas aromáticas; o segundo, “Descobrindo alimentos e temperos naturais”, propôs a interação com a natureza a partir da montagem de uma loja de temperos naturais; o terceiro, “Brinquedos ecológicos”, previu a montagem de uma oficina de brinquedos ecológicos para que fosse ensinada a confecção de brinquedos com materiais recicláveis. Já o quarto módulo, “Produções culturais criativas”, teve o intuito de promover a valorização da cultura local como livros, jogos, gibis, dança e coral. E, por fim, o quinto, “Sabores e cores regionais”, trabalhou o alimento como uma grande oportunidade de negócio.
No primeiro semestre, a pasta ofereceu, por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma capacitação para professores e gestores das unidades de ensino sobre os conceitos de empreendedorismo que seriam trabalhados com alunos em sala de aula. Os cursos de formação foram oferecidos de forma on-line, nos meses de março e abril, para 87 profissionais.
O secretário Leandro Bassini afirmou que as experiências vividas pelos alunos garantirão uma formação que poderá ser aplicada ao longo da trajetória escolar e inclusive profissional. “São temáticas e vivências que agregarão de maneira expressiva na visão dos alunos quanto à aplicação do conhecimento. Eles poderão ver de que forma o aprendizado assimilado poderá ser revertido em geração de renda e perspectivas futuras, a partir de práticas sustentáveis”, declarou o chefe da pasta.