A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos promoveu a retirada de 72 tocos de árvores localizadas em calçadas em duas semanas. O trabalho, realizado entre os dias 9 e 23 deste mês, teve o objetivo de melhorar a mobilidade de pedestres em 22 vias da região central. A execução das atividades ficou por conta da empresa Matec Serviços, também responsável pelas ações relacionadas à poda e supressão de árvores na cidade, que utilizou uma máquina chamada destocador para promover o trabalho.
A partir de janeiro de 2025, outros 118 tocos serão removidos, garantindo que mais localidades do município possam ter suas calçadas restauradas, evitando irregularidades no passeio público e preservando a condição de deslocamento também das pessoas com deficiência física.
A técnica chamada de “destocamento” alcançou, em dezembro, 12 pontos da rua Marechal Deodoro; dez da rua Barão de Jaceguai; sete da rua Campos Salles; seis da Praça João Pessoa; cinco da rua Expedicionário Cabo Katsuo Miyazato; quatro da rua Aurora; três das ruas Francisco Quadra Castro, Marechal Rondon e São Luís; duas das ruas Ipiranga, Dona Laurinda Martins, Tiradentes e Basilio Valente de Aguiar; e mais duas na esquina entre as ruas Alegre e Aurora e na Travessa Guaio. Ainda foi removido um toco em cada uma das seguintes ruas: Paraná, Baruel, Portugal Freixo, Jamil Dáglia e Eliziel Alves Costa. O mesmo ocorreu na esquina das ruas 15 de Novembro e Benjamin Constant, e também na avenida Mogi das Cruzes.
O serviço é resultado de um processo que abrange também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em sua etapa inicial. Conforme balanço apresentado pela pasta, em 11 de novembro deste ano, houve emissão de 537 laudos de autorização relacionados à arborização em vias públicas nos 15 meses anteriores a essa data. Neste âmbito, foram contabilizadas 399 autorizações para supressão de árvores e 109 para poda. A partir daí, também passam a ser contempladas as atividades que garantem os destocamentos, sob condução da pasta da Manutenção. Uma equipe de seis funcionários foi mobilizada para realizar as intervenções relacionadas a esse trabalho específico.
O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, destacou que as atividades concluídas neste fim de ano representam aproximadamente 37% do que está previsto no cronograma projetado para o serviço. “A primeira etapa do trabalho prevê a remoção de quase 200 tocos de árvores, o que representa um avanço significativo no conjunto de serviços associados à mobilidade. Temos a preocupação de atuar em várias frentes, de forma a qualificar os acessos para quem circula de carro e a pé pela cidade, incluindo as melhorias destinadas a facilitar a locomoção dos cadeirantes”, ressaltou.
Em uma ótima apresentação dentro de campo, o União Suzano Atlético Clube (Usac) venceu nesta…
A Prefeitura de Suzano mantém sua dedicação ao fortalecimento do serviço público e à criação…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba realizou, entre sexta (3) e segunda-feira (6), mais…
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico, divulgou as…
Uma casa desabou e uma árvore caiu sobre a rede elétrica, nesta terça-feira (7), por…
Pacientes com consultas médicas agendadas para esta terça-feira (7) em algumas unidades da rede pública…