A exposição fotográfica “Florescendo” foi inaugurada nesta terça-feira, às 11 horas, no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, com a presença da prefeita Mara Bertaiolli (PL), da secretária da Mulher, Lívia Bolina, e do presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL). A iniciativa é da Secretaria Municipal da Mulher e faz parte da programação “Março por Elas”, que ocorre ao longo de todo o mês de março, reunindo diversas ações em homenagem às mulheres, incluindo palestras, atividades esportivas, exposições, eventos culturais, de saúde e ambientais, além do 1º Fórum Municipal das Mulheres Mogianas.
“É uma honra para a Câmara Municipal receber a exposição ‘Florescendo’, que valoriza a trajetória e o empoderamento das mulheres pretas de Mogi das Cruzes e região. Esta iniciativa reforça nosso compromisso com a igualdade, o respeito e a visibilidade feminina. Parabenizo a Secretaria da Mulher e todos os envolvidos nesse projeto tão inspirador. Que este seja mais um passo rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva”, pontuou Farofa.
Segundo Amanda Carmo, curadora da mostra “Florescendo”, profissional de beleza e especialista em pele preta, a exposição retrata a trajetória de sua carreira profissional. “Apresenta como cada uma das integrantes evoluiu desde que teve a oportunidade de participar de um dos meus projetos, pois minha missão é trabalhar o empoderamento e crescimento da mulher preta na sociedade. Todas as modelos são de Mogi e região. Mulheres pretas, de diversas profissões e com um único sonho: serem respeitadas e valorizadas”, explica Amanda, que também é autora das exposições “Agraciada” e “De Preta Pras Pretas” e idealizadora do projeto “Pretas Amam, Pretas Casam”. As fotografias que compõem a mostra foram feitas pela fotógrafa May Rabello.
A prefeita Mara Bertaiolli, que fez a abertura da exposição ao lado da secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina, destacou que a ação realizada pela pasta, com a participação de todas as outras secretarias, tem como foco a valorização, o cuidado e o respeito às mulheres. “É preciso lembrar que o Dia da Mulher é todos os dias. Nós temos condições de estar onde quisermos, do jeito e da maneira que quisermos. Gostaria de parabenizar a secretária Lívia por trazer esse olhar tão sensível que, às vezes, acabamos não prestando atenção no dia a dia”, afirmou.
“Essa exposição trata da valorização de histórias reais, de mulheres mogianas que fazem a nossa cidade acontecer todos os dias. É uma exposição que dá visibilidade e mostra que as mulheres têm força, principalmente quando se unem”, complementou a vereadora Malu Fernandes (PL).
O ‘Março por Elas’ também contará com outras atividades, em especial o Fórum Municipal das Mulheres Mogianas, que visa ouvir mogianas de todas as regiões da cidade e dos mais diversos segmentos. O evento será realizado no dia 28 de março, das 9 às 12 horas, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Nova Mogilar.