A Prefeitura de Mogi das Cruzes divulgou os candidatos selecionados para participar do programa Empodera Juventudes, desenvolvido em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o Crescer e o Instituto Global Attitude. Os participantes deverão fazer a matrícula a partir desta terça-feira (16/08), conforme instruções enviadas por e-mail e WhatsApp. O prazo termina na quinta-feira (18/08).
Ao todo, 494 jovens se inscreveram para participar do programa, que terá atividades gratuitas de 15 turmas em 14 bairros. Além dos selecionados, a administração municipal também divulgou os integrantes da lista de espera dos participantes.
O resultado da seleção para as vagas do Empodera Juventudes pode ser acessada logo abaixo, por turma. Os critérios de seleção estão normatizados pelo Decreto 21.150/2022, que indica também os documentos necessários para a efetivação da matrícula.
Em caso de impossibilidade do responsável para ir até o local da matrícula no horário definido, a Escola de Empreendedorismo e Inovação estará aberta e à disposição para fazer a matrícula nos dias 16, 17 e 18 das 9h às 21h, independentemente da região em que o jovem foi classificado. Caso o responsável não consiga ainda assim ir até a EEI, recomenda-se o contato com o WhatsApp (11) 91457-5721, onde o jovem ou responsável receberá orientações sobre o que fazer.
As aulas serão realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite, dependendo da região escolhida, e acontecerão três vezes por semana. A previsão é que as aulas se iniciem em 22 de agosto.
O programa Empodera Juventudes tem o objetivo de fortalecer o projeto de vida dos jovens, prepará-los para o acesso ao mundo do trabalho e formar cidadãos globais para lideranças locais. Participarão da iniciativa, jovens entre 15 e 24 anos, residentes em Mogi das Cruzes, estudantes ou egressos de escolas públicas.
A primeira etapa do programa terá duração de dez semanas, abordando os temas de formação cidadã, competências socioemocionais e a Agenda 2030 da ONU, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O trabalho será desenvolvido com os temas estabelecidos, além de atividades extras, que buscarão proporcionar aos jovens conhecer melhor seu bairro e sua cidade em questões profissionais, educacionais e de lazer.
Na sequência, haverá um processo de incubação de seis semanas, em que o jovem participará de atividades de mentoria, com acompanhamento de técnicos sociais. Serão abordados o projeto de vida do participante, seu fortalecimento pessoal e profissional, bem como, o de seus vínculos familiares e comunitários, favorecendo o exercício da autonomia, do protagonismo e da convivência.
Mais informações sobre o programa Empodera Juventudes podem ser obtidas junto às unidades do Crescer, pelos telefones 4798-5729 (Unidade Braz Cubas), 4798-5902 (Unidade Centro), 4721-2423 (Unidade Vila Brasileira) e 4725-1985 (Unidade Vila Natal) – os horários de atendimento variam de acordo com o local e podem ser conferidos na listagem baixo, juntamente com os resultados. Será, ainda, disponibilizado um número de WhatsApp – (11) 91457-5721 – para atendimento remoto de dúvidas.