Alto Tietê

Médico do Imot Care faz alerta sobre uso de canetas injetáveis para perda de peso

Conhecidos por possibilitar emagrecimento rápido, os medicamentos injetáveis, as famosas canetas, ganharam popularidade por meio das celebridades e hoje são tema frequente dos consultórios. O médico endocrinologista e metabologista do Imot Care, Frederico Godoi Cintra, explica os benefícios, mas também faz um alerta sobre a expectativa de resultados milagrosos. Sem mudança no estilo de vida e acompanhamento médico correto, o tão sonhado emagrecimento pode não acontecer.

Titulado pela Sociedade Brasileira de Endrocrinologia e Metabologia (SBEM), Cintra fala com propriedade sobre o assunto. Ele lembra que as canetas surgiram com objetivo de auxiliar no controle da glicemia dos pacientes com diabetes ou pré-diabéticos, como a Victoza. O medicamento age da mesma forma que o hormônio GLP1, estimulando a saciedade por maior tempo. O que os médicos observaram é que ele contribuía para a perda sustentada de peso, daí passou a ser prescrito para o tratamento da obesidade.

Segundo o especialista do Imot Care, as medicações passaram por modificações e hoje há disponível no mercado em diferentes dosagens. Entre as mais populares estão Wegovy, Saxenda e Ozempic. Outra também conhecida, mas ainda não disponível no Brasil, é a Mounjaro. Todas agem no hormônio GLP1, em maior ou menor escala.

Cintra não é contra o uso, pelo contrário, acha uma das ferramentas do processo. Porém, esses medicamentos, sozinhos, podem não ter efeito a longo prazo para trazer o benefício principal: reduzir riscos à saúde do paciente.

A ida ao consultório não é mero protocolo. De acordo com Cintra, há muitos fatores que são avaliados no combate à obesidade, como história familiar e carga genética, que não há como mudar. Por outro lado, há os aspectos gerenciáveis, como alimentação, atividade física, metabolismo e controle da tireóide.

O médico explica que, no Imot Care, todos os casos são avaliados de forma individual para que se chegue a um protocolo de tratamento que pode ou não envolver o uso das medicações, desde que bem indicadas.

“A caneta te dá um caminho: se comer menos, perde peso. Como na fase inicial de emagrecimento é mais difícil persistir, ela serve como um estímulo importante, mas tem que vir a complementar com uma mudança no estilo de vida e ser acompanhada pelo médico especialista da área, que irá indicar a melhor dosagem, a maneira correta de utilizar e como lidar com os possíveis efeitos adversos”, reforça.

Sobre o Imot

Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.

O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Suzano se torna referência no combate ao trabalho infantil com ações estratégicas

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado…

2 horas ago

Univesp realiza colação de grau com 22 estudantes do polo de Suzano

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) celebrou nesta quinta-feira (06/02) a colação…

2 horas ago

‘Samba no Parque’ fará homenagem a Nelson Cavaquinho e Zeca Pagodinho neste domingo

A Secretaria de Cultura de Suzano organiza para este domingo (09/02) mais uma edição do…

2 horas ago

Educação de Itaquá é contemplada com mais de 2 mil notebooks para estudantes da rede municipal

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, celebrou nesta semana a chegada…

2 horas ago

Zoonoses de Itaquá resgata 55 animais das enchentes

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itaquaquecetuba resgatou das enchentes 47 cachorros e…

2 horas ago

Vereadores pedem melhorias nos serviços da EDP à população de Suzano

Foi realizada uma reunião hoje (7) de manhã, na Câmara de Suzano, para solicitar à…

2 horas ago