Suzano

Meio Ambiente de Suzano cadastra 153 catadores em uma semana

Iniciativa ocorreu na Central de Triagem do Miguel Badra e terminou na sexta-feira (21/10); novos cadastros já estão sendo programados pela pasta municipal

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, concluiu na última sexta-feira (21/10) o cadastro de catadores de recicláveis da cidade. No total, ao fim desta ação, que durou uma semana e ocorreu na Central de Triagem Dr. Edson Gianuzzi, localizada no bairro Cidade Miguel Badra, foram contabilizados 153 catadores avulsos, aqueles que não são vinculados a cooperativas, durante o período de uma semana. Somente este grupo apresentou um volume de 1,72 tonelada de materiais recicláveis. Outras iniciativas como esta já estão sendo pensadas pela pasta.

O objetivo do cadastramento é poder promover a atuação consciente que este grupo de trabalhadores realiza, que supera a parte econômica e avança pela preservação do meio ambiente e a reutilização dos itens que não têm mais finalidade para aquilo que foram projetados, e divulgar as boas práticas de inclusão dentro da cadeia de reciclagem. Além disso, eles devem ter a renda melhorada por meio das parcerias que a secretaria promoveu para esta iniciativa.

Embora a ação tenha sido finalizada na semana passada, outras já estão sendo pensadas pela pasta para cadastrar mais catadores. “Queremos chegar em aproximadamente 300 pessoas, por isso estamos pensando em promover esse cadastramento em outros bairros. Ainda não temos datas nem locais, mas essas novas inscrições vão ocorrer ainda este ano para que possamos chegar ao maior número possível”, destacou a diretora da Secretaria do Meio Ambiente de Suzano, Solange Wuo.

Ela ainda destacou uma outra vertente do trabalho de cadastro que contribui para a melhoria dos catadores. “A gente também quer mostrar para a sociedade que estas pessoas não são invisíveis, que promovem um trabalho fundamental para a nossa cidade e merecem esse reconhecimento. Além disso, esperamos que esses catadores avulsos possam trabalhar de forma definitiva com a Univence e obter uma melhoria nos rendimentos”, finalizou Solange.

Participaram dessa ação em parceria com a Prefeitura de Suzano a Cooperativa de Catadores Univence, o Grupo Itaquareia, Suzano S/A e o Instituto Agroterra na Comunidade.

 

Redação on-line

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

6 dias ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

6 dias ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

6 dias ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

6 dias ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

6 dias ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

6 dias ago