Itaquaquecetuba

MEIs de Itaquá têm até 30 de maio para apresentar declaração anual

Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até a próxima sexta-feira (30) para entregar a declaração anual de receitas brutas. O objetivo é informar para a Receita Federal o faturamento da empresa, que não pode ser superior a R$ 81 mil por ano. Para arrecadação acima desse valor, o empreendedor deve procurar um contador.

“É bom deixarmos o munícipe atento a esse prazo. Estamos à disposição para auxiliar quem precisar de ajuda para realizar a prestação de contas”, disse o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila.

A sala de atendimento do Sebrae funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, nas dependências da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico (rua Dom Thomaz Frey, 89 – Centro – 3º subsolo). O telefone para mais informações é o 11 4642-2121.

No ato da apresentação da declaração anual, também é solicitada a relação mensal de faturamento preenchida, bem como documentos da empresa. A declaração deve ser feita exclusivamente pelo titular.

Os microempreendedores que não apresentarem a documentação no período solicitado serão multados e os valores variam de acordo com o período. Além da multa, quem não entregar a declaração anual pode ter o CNPJ bloqueado.

Itaquá possui cerca de 31 mil MEIs formalizados. “A maioria são das áreas de beleza, moda, construção civil, transportes, comércio varejista, bares e restaurantes. Vamos nos atentar para não passar a data limite de regularização”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

O registro MEI possibilita a formalização simplificada e sem burocracias, o desempenho da atividade de forma legal, o acesso facilitado a serviços bancários, baixo custo em valores mensais fixos e benefícios previdenciários.

Cuidados

Devido à facilidade de acesso, empresas são abertas pela internet, mas depois os proprietários não procuram a prefeitura para efetivar a regularização, ficando sujeitos a penalidades previstas em lei, tais como o cancelamento do CNPJ e multas, cujos valores dependerão do período em que a empresa permanecer irregular.

A prefeitura realiza a identificação e notificação dos representantes das empresas em desacordo com a lei. Por isso os microempreendedores individuais devem procurar o posto de atendimento do Sebrae, tanto para regularização quanto para envio da declaração anual.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Suzano conta com mais de 80 pontos de coleta na ‘Campanha do Agasalho 2025’

Suzano segue mobilizada para a “Campanha do Agasalho 2025”, que tem como meta arrecadar ao…

13 horas ago

‘Projeto SER’ promove diálogo sobre cidadania e saúde mental com foco na juventude

Suzano viveu mais um momento de reflexão e diálogo social nesta sexta-feira (23/05) com a…

13 horas ago

Vereadores de Suzano prestigiam evento do Projeto SER sobre ‘Saúde Mental e Cidadania’

O presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama (PL), e os vereadores Benedito dos Santos…

13 horas ago

Pediatra dá dicas para proteger crianças contra doenças respiratórias

A queda brusca de temperatura durante o outono aumenta a preocupação dos pais com o…

13 horas ago

Fundo Social de Itaquá lança campanha ‘Tempo de Aquecer’; saiba onde doar

A campanha de inverno 2025 Tempo de Aquecer - doe calor, aqueça vidas foi lançada…

13 horas ago

Itaquá abre inscrições para o 34º Encontro de Tapetes de Corpus Christi com prêmio de até R$ 10 mil

A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba abriu as inscrições para o XXXIV Encontro de Tapetes…

13 horas ago