Evento, que teve início no dia 9 de maio, chegou ao fim neste domingo (19), com a realização da alvorada do fogo, Procissão de Pentecostes, missa, incineração dos pedidos e fechamento do Império. Bispo solta a primeira pomba da Procissão de Pentecostes deste ano
A programação religiosa do último dia da Festa do Divino 2024 teve início na manhã deste domingo (19), com a alvorada do fogo, às 5h. Durante a tarde, foram realizados a Procissão de Pentecostes, missa, incineração dos pedidos e o fechamento do Império.
Próximo das 16h30, horário de início da Procissão de Pentecostes, o bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini se reuniu com o clero, em frente à Catedral de Sant’Anna, de onde saíram os devotos.
Antes da procissão, o bispo se reuniu com o clero em frente à Catedral
Uma das tradições da Procissão de Pentecostes são as paradas em casas que representam os sete dons do Divino Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus. Em cada uma delas, o bispo diocesano fala sobre um dos sete dons e depois solta uma pomba.
Ao sair pelas ruas do Centro de Mogi das Cruzes neste domingo, a procissão logo fez a primeira parada na casa de Leticia Camargo, onde o bispo soltou a pomba da Sabedoria.
A pomba da Sabedoria foi solta na casa de Leticia Camargo
“Desde o início da Procissão de Pentecostes como ela é feita hoje, a família do meu esposo – representada pela avó, a tia e a mãe dele – fazia o dom da Sabedoria. Eu sigo a tradição, mesmo depois do falecimento dele. O Divino foi muito bondoso comigo, eu sinto a benção do Divino em tudo”, disse a devota.
Os festeiros Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego e os capitães-de-mastro são Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos também participam da procissão, carregando a Coroa do Divino.
Os festeiros e capitães-de-mastro participam da procissão com a Coroa do Divino
Durante a caminhada, os devotos chegaram à Rua Doutor Paulo Frontin, onde estavam os tapetes ornamentais, que são parte fundamental da Procissão de Pentecostes. Logo, eles foram rumo à Catedral de Sant’Anna, onde dom Pedro Luiz Stringhini rezou uma missa.
Tapete de Pentecostes enfeita Mogi das Cruzes durante a Procissão de Pentecostes
Na sequência, todos foram para a Praça Coronel Benedito Almeida – em frente à Catedral, onde estava o Império – para realizar a incineração dos pedidos dos devotos que foram feitos ao longo do ano e depositados nas caixas de pedidos das rezadeiras.
Incineração pedidos é realizada ao final da programação religiosa da Festa do Divino
Para encerrar, de fato, a Festa do Divino deste ano, os festeiros, capitães-de-mastro e o bispo encerraram as atividades do Império, que teve as cortinas fechadas. O mastro também foi retirado da praça.
Festeiros, capitães-de-mastro, bispo e outros representantes religiosos fecham o Império
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…