Com equipes especiais no atendimento, Mogi das Cruzes já aplicou 216.849 segundas doses ou doses únicas no município, o que corresponde a 64% de cobertura entre a população adulta
Mogi das Cruzes promove no sábado (25/09), das 9 às 15 horas, uma ação especial de repescagem para aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em munícipes faltantes. Não será necessário realizar agendamento prévio, porque o objetivo é ampliar a cobertura da imunização facilitando o acesso. Os interessados devem comparecer com documento pessoal, comprovante de endereço e comprovante da primeira dose.
Até o momento, foram aplicadas 216.849 segundas doses ou doses únicas no município, o que corresponde a 64% de cobertura entre a população adulta. “Não importa quanto tempo a dose está em atraso, a pessoa continua tendo o direito à vacinação e a segunda dose continua sendo importante e necessária”, explica a enfermeira Lilian Peres Mendes, chefe da Vigilância Epidemiológica.
Segundo ela, o efeito da primeira dose não será perdido por conta do atraso, mas a imunidade esperada com cada vacina só pode ser completada se a pessoa receber a segunda dose.
Podem ser atendidos sem agendamento, no próximo sábado, pessoas vacinas com a primeira dose de Coronavac/Butantan/Sinovac há mais de 28 dias (receberão a D2 com Coronavac); vacinados com a 1ª dose de Pfizer há mais de 12 semanas (receberão a D2 com Pfizer); vacinados com a 1ª dose de Pfizer há mais de 12 semanas (neste momento, devido à indisponibilidade, o Governo do Estado liberou estoque do imunizante Pfizer para pessoas com segunda dose em atraso).
O atendimento já está confirmado no Pró-Hiper do Mogilar e na Escola Municipal Álvaro de Campos Carneiro, no bairro Nova Jundiapeba. Outras unidades também devem realizar a vacinação sem agendamento no sábado – os locais devem ser divulgados em breve.
Não serão atendidas pessoas que ainda não completaram os prazos descritos acima. As agendas para aplicação da segunda dose que ainda irão completar os prazos continuarão sendo abertas no site www.cliquevacina.com.br .
Busca ativa
Mogi das Cruzes tem intensificado a busca ativa para aplicação de segundas doses em pacientes faltantes. O trabalho começou com ligações para pessoas com 60 anos ou mais e se expandiu para visitas domiciliares em busca de munícipes que não atenderam aos chamados ou estavam com o cadastro desatualizado. A nova estratégia pretende facilitar ainda mais o acesso.
Reações
Reações adversas leves como dor no local da aplicação, dor no corpo, febre, tosse, coriza, cefaleia em dose anterior não contra-indicam a aplicação da segunda dose. “Todas as vacinas, a exemplo das vacinas do calendário infantil, podem ocasionar reações leves e esperadas que passam de 3 a 5 dias após a vacinação mesmo sem tratamento”, explica Lilian.
A Covid-19 é uma doença grave, podendo ser fatal. Para o controle adequado da pandemia, diminuição de casos graves, internações e óbitos, é necessário completar a segunda dose. Quanto mais pessoas da população estiverem com o esquema completo, maior as chances de diminuir a circulação do vírus e a transmissão.
Repescagem para 2ª dose sem agendamento
Locais de vacinação:
• Pró-Hiper
– Atendimento drive-thru para veículos (entrada na Av. Cívica)
– Atendimento para pedestres (entrada na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes)
• Escola Municipal Álvaro de Campos
• – rua Pedro Paulo dos Santos, 855, Nova Jundiapeba
A Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal, que fica no subsolo do Paço…
A Câmara de Suzano sediou ontem (8) duas aulas do curso de Direito do Centro…
A programação especial do Suzano Shopping em celebração ao Dia das Mães continua neste fim…
Como se livrar de um possível ataque na rua - como roubo, assalto e tentativa…
Em Guararema – e em todo o território nacional, pessoas idosas (acima de 60 anos)…
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança nesta semana o…