*texto atualizado às 17h*
A partir desta terça-feira (16/11), a Secretaria Municipal da Saúde está reduzindo de 6 para 5 (cinco) meses o intervalo para aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19. Outra novidade é que o Ministério da Saúde liberou a dose adicional para todos os adultos acima de 18 anos que tenham o intervalo de pelo menos cinco meses após a segunda dose (exceto pessoas vacinadas com o imunizante Janssen).
Isso significa que pessoas vacinadas com Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca até o dia 16 de junho já podem receber a dose adicional com qualquer imunizante disponível. Já as pessoas vacinadas com Janssen devem aguardar o recebimento de novos lotes do mesmo imunizante para receber uma segunda dose que, a partir deste momento, está sendo indicada pelo Ministério da Saúde. É previsto que o Brasil receba essas doses até o fim de dezembro.
As mudanças ocorrem devido à necessidade de agilizar a administração do reforço da vacina nas pessoas incluídas nos grupos elencados pelo Ministério da Saúde para potencializar e reativar a capacidade de resposta imune do organismo.
A terceira dose está disponível para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde de todas as idades e profissionais da Educação e da Guarda Municipal, a partir dos 40 anos, com apresentação de um documento que comprove o vínculo empregatício no ato da imunização. Também está liberado para pessoas imunossuprimidas, neste caso, com intervalo de 21 dias entre a segunda e terceira doses.
O reforço está sendo feito com uma dose do imunizante da Pfizer e o agendamento está liberado no www.cliquevacina.com.br ou pelo telefone 160, das 16 às 22 horas. Até sábado (13/11), foram aplicadas 32.131 doses de reforço da vacina contra Covid-19 em Mogi das Cruzes. Outros agendamentos continuam liberados no site oficial para primeira, segunda e terceira doses.