Mogi das Cruzes irá sediar a 2a edição do Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê, que acontecerá nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro de 2021. O tema central será “Anos inicias do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas em tempo de pandemia”. O evento será realizado de forma online pelas secretarias municipais de Educação do Alto Tietê com promoção do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e organização do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA).
Na cidade, irão participar professores que atuam com turmas do ensino fundamental, supervisores de ensino e técnicos do Departamento Pedagógico. “O fórum é um espaço de formação, reflexão, debate e troca de boas práticas e experiências. Todos nós sabemos que a pandemia trouxe uma situação de insegurança, de vulnerabilidade e de perda e luto para todas as cidades e todas as escolas. As cidades colocaram a educação como centro do projeto regional de desenvolvimento e neste sentido, é um momento muito importante para a gente planejar a retomada e a recuperação da aprendizagem”, disse o secretário de Educação, André Stábile.
A cada encontro, especialistas renomados irão debater os desafios da educação no cenário pandêmico com profissionais da região. As transmissões serão ao vivo, das 19 às 21 horas, pelo canal do Youtube do fórum (youtube.com/c/FórumEducaçãoAltoTietê) para profissionais da educação dos anos iniciais do ensino fundamental de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano. Os inscritos também poderão assistir aos encontros posteriormente no canal do evento.
A abertura, no dia 2, terá como tema “Anos iniciais do ensino fundamental e pandemia: desafios e aprendizados sobre a crise” com Fernanda Leopoldina Parente Viana, Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho (Portugal) e coordenadora de vários projetos de investigação nas áreas do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem e promoção da leitura e Magda Soares, Doutora em Educação pela UFMG e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – CEALE, FaE/UFMG.
Outros temas que serão abordados no fórum são formação de professores e políticas públicas de avaliação para a aprendizagem, avanços e retrocessos nas políticas de alfabetização e os limites e possibilidades das novas tecnologias nos anos iniciais do ensino fundamental, educação e o enfrentamento das desigualdades, a Base Nacional Comum Curricular e os currículos dos anos iniciais do ensino fundamental: garantir os direitos de aprendizagem. Mais informações pelo e-mail foruminternacional@se-pmmc.com.br e pelo site www.forumeducacaoaltotiete.com.br