A Secretaria Municipal de Cultura e a Divisão de Turismo e Intercâmbio Cultural de Komatsu iniciam a “1ª Mostra Cultural Suzano-Komatsu” no Casarão da Memória (rua Campos Salles, 547 – centro) nesta quarta-feira (21/09). A ação, que segue até sexta-feira (23/09), faz parte de uma série de eventos que celebram o Centenário da Imigração Japonesa em Suzano e o Cinquentenário da Irmandade com a cidade de Komatsu, incluindo a troca de obras de arte e materiais artísticos e culturais entre os municípios.
As atividades da mostra têm início ao meio-dia durante o três dias de evento, promovendo um encontro com a rica culinária japonesa no Casarão da Memória em um almoço que contará com pratos típicos para os apaixonados pela comida da Terra do Sol Nascente de forma gratuita. Junto a isso, também haverá a exibição de um vídeo voltado para a porcelana Kutani, tradicional estilo de arte praticado na região de Komatsu.
As ações de celebração seguem em 5 de outubro, às 19 horas, com a exibição de filmes curtos sobre a cultura japonesa no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Jardim Paulista). Com temas e produções típicas do país natal da cidade-irmã suzanense, o equipamento audiovisual da cidade exibirá outros filmes nas quartas-feiras seguintes (19 e 26 de outubro), também às 19 horas.
No dia 21, a partir das 18 horas, a equipe do Teatro Kabuki, voltada para uma representação estilizada do drama e da maquiagem utilizada pelos seus atores, realizará um ensaio aberto ao público no Anfiteatro Orlando Digenova, localizado dentro do Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro). A inspiração será as fotos e vídeos oferecidos pela Prefeitura de Komatsu.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, será um mês de muitas atividades e homenagens. “Estamos falando de uma programação rica, com muitas atrações que envolvem vários dos nossos espaços culturais. Convidamos a todo o povo suzanense a conhecer um pouco dessa rica herança cultural e à grande comunidade japonesa de nossa cidade para se reconectar aos costumes que formaram nosso município”, contou.
Segundo o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a irmandade entre os municípios se fundamenta na correspondência de experiências e aspectos culturais. “Suzano e Komatsu tem uma relação histórica e fundamentada na cultura japonesa e em seus laços, que nos conectam de múltiplas formas. Neste ano de centenário da Imigração Japonesa e do Cinquentenário de Irmandade com Komatsu, eu agradeço por toda a fraternidade e companherismo”, afirmou o chefe do poder Executivo suzanense.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…