Categories: Itaquaquecetuba

No mês da mulher, Itaquá celebra conquistas e destaca projetos de empoderamento feminino

Iniciativas buscam acolher e dar auxílio para que as mulheres tenham mais autonomia

O mês de março é uma oportunidade para celebrar as conquistas em prol dos direitos das mulheres em Itaquaquecetuba. Isso inclui ações e projetos importantes, como novos equipamentos e oferta de serviços.

Para melhor atender a população, a sede da Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania mudou de endereço. Na ocasião, também foi inaugurado o Centro de Referência de Direitos Humanos, que oferece atendimento especializado contra qualquer tipo de violação.

Além disso, a van Cidadania Móvel está diariamente nos bairros com uma série de serviços, como agendamento para primeira e segunda via de RG e CNH ou para mudança da zona eleitoral, segunda via de contas consumo, atestado de antecedentes criminais, consulta ao SERASA/SPC e registro de boletim de ocorrência.

Outra conquista é o abrigo sigiloso para mulheres vítimas de violência doméstica, que dá suporte temporário para elas e seus dependentes. O equipamento protege e busca reinserir a mulher na sociedade por meio de um plano de trabalho individual que a auxilia a superar suas vulnerabilidades.

Com 90% da obra concluída, Itaquá também ganhará em breve uma Casa da Mulher para acolhimento, qualificação, suporte jurídico e psicológico às mulheres. A população conta ainda com a Patrulha Maria da Penha da GCM (Guarda Civil Municipal) e com a Delegacia da Defesa da Mulher (DDM).

Já o Prêmio Mulheres em Evidência, realizado sempre no dia 8 de março após indicação e voto popular, celebra mulheres de destaque em sua área de atuação e eleva o empoderamento feminino. “Temos muito a comemorar com os avanços, seja na proteção, auxílio ou no empoderamento feminino. Conquistaremos muito mais para a cidade”, destacou a chefe da pasta, Hadla Issa.

Para contemplar a comunidade escolar municipal e estadual, surgiu o Núcleo de Atenção à Mulher na Educação (NAME), iniciativa que busca identificar vulnerabilidades e agir em prol de preservar os direitos das estudantes. Já o Fundo Municipal da Mulher, sob coordenação do Conselho da Mulher, desenvolve projetos e ações.

A secretaria também promove capacitações em empreendedorismo, culinária, artesanato e de diarista para ajudá-las a alcançar autonomia financeira, assim como a Feira da Mulher Empreendedora dá prosseguimento e permite que elas coloquem em prática o que aprenderam, expondo seus produtos na feira que acontece periodicamente no centro da cidade.

“Tivemos conquistas históricas em prol dos direitos das mulheres na cidade. Isso nos impulsiona a seguir trabalhando ainda mais por políticas públicas em defesa do público feminino”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

 

Redação on-line

Recent Posts

Itaquá apresenta projeto do Centro de Referência da Primeira Infância

Reunião discutiu os meios para implantação do equipamento na cidade A Prefeitura de Itaquaquecetuba apresentou,…

1 dia ago

Cras Boa Vista passa a contar com Sala de Promoção da Diversidade em Suzano

Espaço será especialmente voltado ao debate interracial, ao diálogo com a comunidade LGBTQIAPN+ e à…

1 dia ago

Entrada dos Palmitos reúne milhares de pessoas no Centro de Mogi das Cruzes

Evento aconteceu na manhã deste sábado (18) e o cortejo durou cerca de 2h30. Público…

1 dia ago

Segurança Cidadã inaugura nova Base Operacional da GCM no Boa Vista

Unidade será responsável pelo Parque do Mirante e poderá garantir apoio às ocorrências verificadas no…

1 dia ago

Prefeitura de Suzano acompanha inauguração do VAR Center Log

Empreendimento logístico foi inaugurado nesta quinta-feira (16/05) e contará inicialmente com oito empresas, entre elas…

2 dias ago

ONU diz a Nunes que projetos de combate à fome da Prefeitura de São Paulo podem ser exportados para o mundo

Durante audiência com o prefeito da maior cidade da América Latina, embaixadora brasileira da Organização…

3 dias ago