A nova edição do programa “Cola aí na Live” foi ao ar na noite da última quarta-feira (28/09) e abordou sobre um projeto jornalístico produzido pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Manoel Vicente Ferreira Filho, da Vila Helena. A atração contou com apresentação do secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini, e a participação de uma das crianças da instituição, Nauan Arruda. A transmissão completa e o telejornal estão disponíveis no canal da prefeitura no YouTube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).
Com o tema “Minha Escola na TV”, a edição do programa teve foco nos trabalhos dos alunos da escola da Vila Helena, que produziram um jornal de duas páginas como parte da disciplina de Língua Portuguesa sob a orientação da professora Shirley Monteiro e da coordenadora pedagógica Maira Miotto e com o apoio da jornalista Miriam Rosiris. A atividade abordou temas gerais como preconceito, cuidados com a alimentação e respeito em sala de aula, assim como pautas próprias da escola, como a reinauguração da quadra poliesportiva.
Como resultado da iniciativa, os alunos foram convidados a elaborar uma versão em vídeo do jornal, utilizando recursos do Polo de Música e Audiovisual. Por meio do apoio da equipe da unidade, as crianças puderam criar o projeto “TV Manézinho”, programa no formato de telejornal que contou com apresentação de Nauan e de sua colega Maria Manuela. A dupla conduziu a atração com registros de imagens da escola, entrevistas, comentários e muita informação. O piloto foi exibido durante a live, sendo aplaudido por Bassini e os outros integrantes.
Após isso, os participantes conversaram um pouco acerca dos temas selecionados para as reportagens, bem como o processo de criação do jornal impresso e da posterior realização do telejornal, que também poderá inspirar outras escolas nos próximos meses.
De acordo com Nauan, os alunos estavam muito empolgados com a possibilidade de criar um telejornal e conhecer o polo audiovisual do município. “A experiência foi muito boa, nunca tinha feito um trabalho desse tipo. A gente se esforçou bastante para fazer um programa e um jornal bacana, foi muito divertido”, relatou.
Para Bassini, a edição de setembro da live foi um marco importante. “Este foi um ‘Cola aí’ especial, pois foi a primeira vez que conseguimos dar o protagonismo para as crianças que, com o apoio dos professores, criaram um produto que mostra o interesse nos temas abordados e na necessidade de ter mais compaixão, proximidade e atenção ao próximo. Essas matérias ficaram muito legais e todos estão de parabéns”, contou.