Divulgação
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, atendeu ao longo do mês de junho 2.453 alunos da rede municipal de ensino para promover ações de orientação de higienização bucal. A iniciativa deve seguir até o dia 15 de julho. Todas as 74 escolas municipais vão receber os profissionais de odontologia.
No decorrer da ação, foram realizados exames clínicos para todos os alunos que tiveram autorização dos pais para participar do procedimento. Com isso, ao identificar a necessidade de um atendimento contínuo ou alguma anormalidade, as equipes técnicas realizam um pedido de encaminhamento das crianças à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, com o objetivo de dar prosseguimento ao tratamento.
De acordo com a coordenadora de Odontologia de Suzano, Edimara Chiasso, o agendamento será feito de acordo com a necessidade do tratamento. “Após finalizar os exames clínicos, estes alunos serão tratados nas respectivas unidades básicas de saúde, estes agendamentos estão sendo realizados de acordo com a necessidade de tratamento de cada um”, detalhou.
A coordenadora ainda falou da importância do projeto dentro do sistema municipal de educação. “Ação de prevenção odontológica dentro do estabelecimento de educação nos permite alcançar a atenção das crianças de diferentes idades e, de maneira lúdica, conseguimos passar a importância do profissional de saúde. Inclusive, isso se torna mais eficiente, pois estamos em um ambiente seguro, que nos permite uma confiança inicial para o atendimento”, detalhou.
Com esta ação nas escolas, os profissionais de saúde conseguem identificar, com antecedência, por qual tratamento o aluno precisa passar. “Esta ação nos permite um contato mais rápido e mais frequente com o cirurgião dentista, a fim de solucionar os problemas como cáries, falta de higiene bucal, mau posicionamento dentário, proporcionando um diagnóstico precoce destas patologias e um tratamento clínico mais resolutivo”, finalizou.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, apontou a necessidade de manter um trabalho como este nas escolas. “As famílias precisam trabalhar e o tempo para levar as crianças para uma avaliação bucal acaba sendo muito curto, então manter este trabalho permite que os alunos sejam devidamente acompanhados em nossa rede de saúde”, concluiu o chefe da pasta.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou, na manhã desta quarta-feira (21/05), o projeto de…
A vacina contra a gripe para qualquer cidadão acima de seis meses já está liberada…
Devido à elevada demanda de pacientes registrada nas unidades de atendimento de urgência e emergência…
O presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama (PL), está entre os políticos municipais nipo-brasileiros…
Ao longo desta semana os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais…
A campanha Maio Amarelo 2025 da Prefeitura de Guararema teve mais uma ação de destaque…