No último dia 18 foi celebrado o Dia de Conscientização sobre o Retinoblasfoma em Ferraz de Vasconcelos. Trata-se de um câncer que se inicia na parte de trás do olho e que acomete, em sua grande maior, crianças. A doença é rara e requer atenção dos pais em observar alguns sinais no olhar dos filhos. Em caso de suspeita é necessário procurar ajuda médica.
Segundo o Ministério da Saúde, é o tumor ocular mais comum em crianças, representando cerca de 3% dos cânceres infantis, chegando a uma média de 400 casos por ano.
O médico oftalmologista, Paulo Setoguchi, explica que os pais e responsáveis precisam ficar atentos aos principais sinais, como o “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo facilmente visível em fotos tiradas com flash. A alteração na posição dos olhos é outro alerta, como o desvio ocular (estrabismo) ou tremor nos olhos. De acordo com o médico, em todos esses casos a criança deve ser levada ao oftalmologista para uma avaliação.
O retinoblasfoma ganhou notoriedade com a divulgação do diagnóstico da filha dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, Lua, aos 11 meses de idade. A criança já iniciou o tratamento com quimioterapia e segue com as sessões.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…