Mogi das Cruzes

Paciêntes com casos de sindrome gripal estão sendo atendidos sem necessidade de agendamento prévio

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as opções de atendimento aos pacientes com síndrome gripal. A partir desta segunda-feira (20/12), quatro unidades de referência para o novo coronavírus – Alto Ipiranga, Jardim Camila, Vila Suíssa e Ponte Grande – também estão atendendo casos de gripe sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

O objetivo é oferecer alternativas aos mogianos que apresentarem sinais mais graves da doença, já que os casos leves podem ser monitorados em casa, evitando grandes aglomerações. As UPAs – Unidades de Pronto Atendimento 24 horas do Rodeio, Oropó e Jundiapeba, o PA Jardim Universo, o PA do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e o Pró-Criança completam as opções de atendimento.

“Desde a semana passada estamos observando movimento crescente nos Pronto Atendimentos em função dos casos de síndrome gripal e por isso estamos ampliando as opções de atendimento. A gripe e a Covid-19 possuem sintomas muito parecidos que precisam ser monitorados”, explica o secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior.

A alta demanda no município é reflexo do surto de gripe registrado em vários pontos do País. Para prevenir a gripe, a população deve manter os mesmos cuidados indicados para a prevenção da Covid-19, como evitar grandes aglomerações, intensificar a lavagem e higienização das mãos e manter o uso de máscara. Outras dicas são: manter os ambientes sempre muito bem arejados, aumentar o consumo regular de água e reforçar hábitos saudáveis, com o consumo regular de frutas e verduras.

Os sintomas da gripe e do novo coronavírus são muito semelhantes, o que pode motivar maior procura às unidades por conta da preocupação com um possível agravamento. A principal orientação é ficar atento à evolução dos sintomas, especialmente nos primeiros cinco dias, e procurar atendimento em casos de agravamento, com atenção à febre alta.

Neste momento, não há vacina da gripe disponível na cidade. Ainda que tivesse, a nova cepa em alta, identificada como H2N3 Darwin, deve ser contemplada apenas nos imunizantes que serão produzidos no próximo ano.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Meio Ambiente leva serviços gratuitos para cachorros e gatos em ações no fim de semana

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou de uma…

10 horas ago

Multimedalhista suzanense que ensina defesa pessoal na Irlanda chega ao Brasil para divulgar livro e treinar mulheres contra a violência

Natural de Suzano-SP, Jaqueline Almeida mora na Irlanda há nove anos. Foi em 2016 que…

10 horas ago

Mara Bertaiolli entrega à Câmara projeto com maior investimento em saneamento básico da história de Mogi das Cruzes

A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis entregaram à Câmara Municipal, na tarde…

10 horas ago

Vereador Denis protocola ofício solicitando estudo para regularização fundiária no Jardim Monte Cristo

O vereador Denis Claudio da Silva (PSD), o filho do Pedrinho do Mercado, esteve hoje…

10 horas ago

Artur Takayama inicia preparativos para solenidade dos 117 anos da Imigração Japonesa

O presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama (PL), se reuniu na manhã desta terça-feira…

10 horas ago

Vereador Artur Takayama pede providências para poste tombando e calçada se abrindo no Jardim Ikeda

O vereador Artur Takayama (PL) acionou a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos e a…

10 horas ago