Atividade ocorrida na última quinta-feira (23/05) ainda promoveu jogos de vôlei e de tabuleiro; funcionários da área da Saúde também participaram da iniciativa
A Secretaria de Saúde de Suzano promoveu na última quinta-feira (23/05) a 2ª edição da caminhada “São SilCaps” no Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador. A atividade, que teve início às 8h30, também ofereceu jogos de vôlei e de tabuleiro.
O evento finalizou a programação da pasta para o “Mês da Luta Antimanicomial” e contou com as presenças dos pacientes das quatro unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), profissionais da área da Saúde e simpatizantes da causa, que puderam participar da caminhada e das demais ações.
A atividade, que já está em sua segunda edição, ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que ocorreu no dia 18 de maio (sábado),e possui o objetivo de promover a inclusão das pessoas que estão em sofrimento ou em transtornos mentais em espaços públicos, com intuito de romper o preconceito.
Para o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, a realização das atividades é de extrema importância para a promoção da saúde mental e o combate ao estigma associado aos transtornos mentais. “Nossa intenção é mostrar que as pessoas que enfrentam esse problemas podem e devem ocupar os espaços públicos, participar ativamente da sociedade e desfrutar de momentos de lazer e integração”, afirmou Ferreira.
Praça dos Expedicionários
Vale lembrar que no dia 17 (sexta-feira), a pasta já havia promovido, na Praça dos Expedicionários, ações em referência à causa em que os pacientes puderam participar de uma sessão de Lian Gong, que se trata de uma prática corporal oriental que integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental, um sarau com músicas, danças, declamações de poemas e exposição de cartazes e de trabalhos temáticos dos usuários dos Caps, além de uma caminhada que saiu da Praça dos Expedicionários até a Praça João Pessoa, pela rua General Francisco Glicério e retornou ao ponto de partida pela rua Benjamin Constant, que contou com panfletagem para conscientizar a população.