Pacientes com consultas médicas agendadas para esta terça-feira (7) em algumas unidades da rede pública municipal de Arujá se depararam com a ausência de profissionais. Na Unidade Central de Saúde (CSII) e na UBS II – Parque Rodrigo Barreto, a reportagem registrou um movimento intenso de pacientes, dentro e fora do local, que aguardavam atendimento médico.
De acordo com denúncias recebidas, a falta de médicos no sistema de saúde municipal teria sido motivada pelo atraso no pagamento de salários de alguns profissionais, que, em alguns casos, acontece desde outubro de 2024. Além disso, o pagamento relativo ao mês de dezembro também não teria sido realizado.
As denúncias foram feitas por profissionais contratados pelo Instituto Alpha de Medicina para Saúde para trabalhar nas unidades de saúde do município.
A redação questionou a empresa responsável pela contratação dos profissionais sobre as denúncias de atraso e falta de pagamentos. Em nota, o Instituto Alpha de Medicina para Saúde informou que firmou Contrato de Gestão com a Prefeitura de Arujá, visando a operacionalização da gestão e execução das atividades e serviços de saúde no CEM – Centro de Especialidades Médicas e no CSII.
A entidade ressalta que, uma vez que este Instituto é uma organização social e que não possui recursos próprios, todas as obrigações firmadas por este Instituto visando o efetivo adimplemento do objeto pelo qual foi contratado são adimplidas através dos repasses financeiros que são realizados pela Prefeitura Municipal de Arujá.
O Instituto Alpha esclareceu ainda que, segundo informado pela Secretaria Municipal de Saúde de Arujá, houve atraso no repasse direcionado ao Instituto Alpha no final do exercício de 2024. Ressaltando que os médicos são prestadores de serviço, sendo que o mesmo será liquidado assim que o repasse for realizado ao Instituto.
Além disso, a entidade disse que não há atraso no pagamento dos funcionários, mas sim com os prestadores de serviço, devido ao atraso na realização do repasse. Afirmou também que o pagamento da equipe médica se dá em até 30 dias subsequentes ao serviço prestado, ou seja, há o atraso de sete dias no pagamento referente aos serviços prestados em novembro de 2024. Por fim, ressalta que não houve nenhuma paralisação com relação ao serviço prestado pelo Instituto Alpha.
Já a Prefeitura de Arujá informou que foi realizado o pagamento nesta terça-feira (7), conforme já havia sido programado com a empresa, e que a Secretaria de Saúde entrou em contato com a mesma para saber o posicionamento a respeito dos questionamentos. A administração do município disse ainda que não há paralisação de médicos e o atendimento segue normalmente. Eventuais cancelamentos de consultas serão reagendados.
Em uma ótima apresentação dentro de campo, o União Suzano Atlético Clube (Usac) venceu nesta…
A Prefeitura de Suzano mantém sua dedicação ao fortalecimento do serviço público e à criação…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba realizou, entre sexta (3) e segunda-feira (6), mais…
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico, divulgou as…
Uma casa desabou e uma árvore caiu sobre a rede elétrica, nesta terça-feira (7), por…
A Prefeitura de Itaquaquecetuba segue com seu legado de transformação e desenvolvimento. Um levantamento feito…