Sexta-feira, Abril 26, 2024
25.9 C
São Paulo
Sexta-feira, 26 Abril ,2024

Parceria entre Prefeitura de Suzano e UniPiaget entrega 19 bolsas de estudo a alunos

- Continua depois da publicidade -
Portal Agua 360

Cerimônia marcou a nova etapa da parceria entre a Prefeitura de Suzano e a instituição de ensino superior, que mantém 80 universitários estudando gratuitamente

A Prefeitura de Suzano e o Centro Universitário Piaget (UniPiaget) oficializaram a entrega de bolsas integrais de estudo para 19 novos alunos em cerimônia realizada no campus da instituição, no bairro Jardim Imperador, durante a noite da última segunda-feira (25/03). O evento contou com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi, do reitor Marcus Rodrigues e da pró-reitora acadêmica, Poliana Lima, além da presença de secretários, vereadores e da representante da Comissão de Bolsa, Marcia Inácio de Oliveira Faria. Com os outros 25 universitários que haviam sido contemplados no ano passado, já são 80 alunos que recebem o benefício, estudando gratuitamente por meio do Termo de Contrato de Concessão nº 400/2007.

A gratuidade é obtida em razão de uma parceria entre a administração municipal e o UniPiaget, que estabelece uma contrapartida cumprida pela instituição por conta da cessão da área onde foi construída toda a estrutura da unidade. O resultado é um investimento de R$ 50 mil por aluno, garantindo aos munícipes de baixa renda a oportunidade de realizar sua formação universitária. Os universitários que integram o grupo de bolsistas deste primeiro semestre de 2024 comporão as turmas dos cursos de Estética e Cosmética (2), Direito (4), Enfermagem (1), Psicologia (3), Engenharia Civil (1), Farmácia (2), Biomedicina (1), Administração (1), Gestão de Recursos Humanos (1), Pedagogia (2) e Educação Física (1).

Os novos bolsistas foram cumprimentados pelos secretários municipais de Educação, Leandro Bassini; de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo; e de Segurança Cidadã e chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva; pelos vereadores Artur Takayama e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; pelo presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e diretor da Controladoria-Geral do Município, César Braga; e pela diretora da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Regiane Borges. Por parte do UniPiaget, também participaram a coordenadora do curso de Direito, Patrícia Braga; o coordenador dos cursos de Administração, Logística, Gestão de RH e Ciências Contábeis, Rodolfo Vieira; e o advogado Nelson Oka. Ainda compareceu no evento o representante da comunidade no Conselho Superior do UniPiaget, Wagner Ramos da Silva.

Requisitos

Conforme previsto em edital publicado para este primeiro semestre, os critérios utilizados para a definição dos alunos levaram em consideração a “menor renda bruta per capita”, a “família mais numerosa”, o histórico de “ter cursado o maior número de anos em escola da rede pública”, “ser residente em Suzano” e ter “maior idade cronológica”.

Entre os requisitos básicos para a solicitação das bolsas incluíram-se a aprovação no vestibular 2024 do primeiro semestre, a apresentação de renda familiar de até 1,5 salário mínimo, não possuir outro integrante da família beneficiária de bolsa de estudo, não possuir diploma de ensino superior e ser residente de Suzano há no mínimo dois anos. Todo o processo foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Educação.

O prazo máximo de duração da concessão do benefício será correspondente ao número de anos ou semestres de duração regular do curso para o qual o bolsista se encontra matriculado. As bolsas serão renováveis semestralmente mediante matrícula em todas as disciplinas referidas na matriz curricular de cada período, com a apresentação dos documentos referentes ao benefício. Para manutenção das bolsas, os alunos não podem omitir ou prestar informações inverídicas de que trata o edital, não podem ultrapassar o prazo máximo para conclusão do curso de graduação e não podem deixar de realizar a renovação da matrícula no período estipulado, dentre outras exigências.

Vera Lúcia da Silva Santos é uma das estudantes contempladas. Ela vai cursar Psicologia e ficou surpresa quando recebeu a confirmação de que havia sido selecionada. “Esse é um sonho de muitos anos. Estou me sentindo realizada. Sei que terá muita coisa pela frente, mas com muita perseverança e esforço vou conseguir chegar até o final da faculdade aqui no UniPiaget”, disse.

Em seu discurso, o reitor ressaltou que qualquer candidato que estiver dentro dos critérios pode ser selecionado para uma bolsa de estudo. “Todos vocês que estão aqui ganharam um grande presente que com certeza mudará a vida de cada um. Nós acreditamos que a educação pode transformar a vida das pessoas. Precisamos formar e formar bem e esse é o nosso propósito. Aproveitem ao máximo. Estamos aqui para ajudá-los do início ao fim”, enfatizou Marcus Rodrigues.

Ashiuchi, por sua vez, destacou a relevância de garantir o acesso ao ensino superior para esses alunos. “Este momento é muito especial, que marca minha vida e me deixa muito feliz por ver estampadas nos rostos de cada jovem e de seus familiares a emoção e a felicidade pela oportunidade que receberam. Eu não tenho dúvida de que a Educação transforma vidas e, por isso, esse é um verdadeiro investimento feito pela instituição e pelo município. Lá na frente, esses universitários, já como profissionais graduados, estenderão também a mão ao próximo que necessitar, visando um mundo cada vez melhor. Daqui a quatro ou cinco anos, nos encontraremos novamente na formatura de homens e mulheres que, sem dúvida, vão orgulhar a nossa cidade “, ressaltou o chefe do Poder Executivo suzanense.

InícioDestaquesParceria entre Prefeitura de Suzano e UniPiaget entrega 19 bolsas de estudo...
- Advertisment -
Portal Agua 360
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?