O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, esteve com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nesta segunda-feira (28/04), para alinhar investimentos destinados à Casa de Agricultura Kisaku Haguihara, que fica na rua Abdo Rachid, 55, no centro. Durante o encontro, realizado na feira internacional de tecnologia agrícola “Agrishow”, em Ribeirão Preto, o chefe do Executivo municipal solicitou a liberação de recursos do Estado, no valor de R$ 657.229,14, para reforma do espaço que é referência para agricultores e cooperativas.
O pleito suzanense contou com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, com quem o prefeito também se reuniu durante o evento. Eles ainda puderam dialogar, na oportunidade, com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
Pedro Ishi justificou a solicitação da verba tendo em vista a importância da Casa de Agricultura para a cidade, que representa um polo municipal da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento para suporte ao setor rural em Suzano, por meio de assistência e orientações técnicas.
As equipes que garantem o atendimento nesta estrutura, entre segunda e sexta-feira, das 8 às 17 horas, atuam para melhorar a produção e, consequentemente, proporcionar aumento da renda dos agricultores, além do acesso a alimentos de qualidade. Sendo assim, a reforma promoveria a qualificação deste trabalho, fornecendo um espaço revitalizado para atender os produtores rurais da região, que também buscam neste local o cadastramento de propriedades em programas como “Rotas Rurais”.
Em seu pronunciamento no evento, o governador mostrou o respeito por Suzano ao citar nominalmente o prefeito. “Quero cumprimentar os mais de cem prefeitos presentes no Agrishow. Para nós, é uma honra muito grande termos políticos que vêm de todas as regiões do Estado. Vejo prefeito da região mogiana, do Circuito das Águas, do Vale do Ribeira e o prefeito Pedro Ishi, que veio de Suzano para cá”, declarou Tarcísio, ao destacar os 356 quilômetros percorridos pelo chefe do Executivo municipal até Ribeirão Preto, onde esteve acompanhado do chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva, e dos secretários municipais de Assuntos Jurídicos, Renato Ferraris, e de Segurança Cidadã, Francisco Balbino.
Pedro Ishi, por sua vez, agradeceu a atenção recebida pelo governador e pelo secretário Guilherme Piai, assim como o apoio do presidente da Alesp, André do Prado. “Ficamos muito felizes em saber que nossas demandas são recebidas pelo Executivo e pelo Legislativo estaduais. Esta, em especial, é muito relevante para os nossos agricultores. Suzano tem um grande potencial no setor rural e nosso papel é proporcionar as ferramentas que potencializam o trabalho de cada agricultor, dando suporte adequado e garantindo as ações que promovem o desenvolvimento coletivo por meio das cooperativas”, destacou o prefeito.
Agricultores
No dia 11 de março deste ano, Pedro Ishi já havia discutido melhorias para o setor rural durante reunião com agricultores realizada na Associação Fukuhaku, referência para os produtores da região de Palmeiras, que fica localizada na Vila Ipelândia. O objetivo do encontro foi reforçar a intenção da Prefeitura de Suzano de buscar a valorização da produção local ao incentivar o trabalho dos agricultores, para que estes possam ter uma participação cada vez mais efetiva na oferta de alimentos no âmbito municipal, diminuindo assim o custo dos produtos para os consumidores.
Nesta reunião, o chefe do Executivo suzanense conversou com os presentes sobre o objetivo de colaborar com os avanços em relação ao fortalecimento do cooperativismo, a partir das parceiras com instituições financeiras, o apoio para a certificação da produção por meio do Selo de Inspeção Municipal (SIM) e as perspectivas para organização de futuras festas voltadas à agricultura, para trazer mais investimentos para o setor.
O prefeito reforçou que a administração municipal seguirá buscando os avanços devidos para a agricultura local. “Estamos trabalhando em várias frentes para incentivar a produção suzanense, com os recursos, as qualificações e o suporte técnico. Já estivemos com os agricultores, com o titular que responde pela pasta no Estado e com o próprio governador, sempre dialogando sobre o assunto. O setor agrícola é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da cidade e, por isso, damos tanta importância para as suas demandas”, frisou Pedro Ishi.
Em comemoração ao Dia do Trabalhador, Itaquaquecetuba recebe neste fim de semana, de 2 a…
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) instituiu a Câmara…
Sucesso de público, a Feira de Discos volta ao Patteo Urupema Shopping, em Mogi das…
O deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP), idealizador da lei complementar 1.398/2024, que institui o Programa…
A Secretaria de Educação de Suzano encerra nesta quarta-feira (30/04) as inscrições para o Passe…
O projeto “Árvore FamiliAR”, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, realizou no último…