Suzano

Pedro Ishi vai às ruas para acompanhar trabalho de limpeza na cidade

O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, foi às ruas nesta quinta-feira (09/01) para acompanhar de perto o trabalho de limpeza que está ocorrendo na cidade, com o objetivo de evitar acúmulo de resíduos e garantir o adequado escoamento das águas da chuva. Ao lado do secretário de Manutenção e Serviços Urbanos da cidade, Samuel Oliveira, o chefe do Executivo municipal conferiu a mobilização das equipes na estrada Antônio Jorge, assim como no Parque Maria Helena e na estrada Katsumata, no Jardim Caxangá.

As atividades de zeladoria estão sendo reforçadas nas localidades próximas a rios, córregos e valas, contemplando ainda os pontos viciados e ações relacionadas à reforma de galerias subterrâneas, trato da rede de galerias de águas pluviais, valas de drenagem e desobstrução de bueiros.

O primeiro ponto de parada desta quinta-feira (09/01) foi a estrada Antônio Jorge, onde houve a limpeza de áreas com descarte ilegal de lixo. “Pelo menos quatro caminhões foram necessários para a retirada dos dejetos da via, que foram jogados ali de forma ilegal, somando aproximadamente 40 toneladas de resíduos sólidos. Estamos reforçando o monitoramento para que todos aqueles que praticarem o crime sejam punidos”, informou o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos.

De lá, as autoridades se dirigiram ao Jardim Caxangá para acompanhar os trabalhos de limpeza de uma vala de drenagem. “Por esse canal passa toda a água de chuva do bairro sentido o rio Guaió. Por isso, é importante manter ele sempre limpo e com o fluxo livre, sobretudo em períodos de chuvas”, destacou Oliveira.

Por fim, o prefeito e o secretário estiveram na Vila Maluf vistoriando os trabalhos de limpeza de bueiros e bocas de lobo. Só nesta quinta-feira, as equipes promoveram a manutenção e a limpeza de 68 bueiros.

O cronograma prevê ações em mais de 20 localidades. Além das áreas citadas, os serviços alcançarão ainda os bairros Parque Maria Helena, Vila Maria Helenice, Vila Maria de Maggi, Vila Fátima, Parque Buenos Aires, Parque Palmeiras, Condomínio das Palmas, Jardim Petrópolis, Cidade Edson, Jardim Ana Rosa, Jardim Altos de Suzano, Jardim Leblon, Tabamarajoara, Vila Helena, Raffo, Jardim Imperador, Jardim dos Ipês, Conjunto Residencial Iraí, Cidade Cruzeiro do Sul e Residencial Suzano.

No mês de dezembro, foi registrada a limpeza de 1.675 bueiros limpos e removidas 180 toneladas de valas e rios, além de outras 334 toneladas de pontos viciados. No mês passado, também foi finalizado o primeiro ano de ações relativas ao desassoreamento do Lote 4B – Rio Tietê, no trecho Suzano-Poá, de onde foram retirados 120.504,62 metros cúbicos de resíduos e outros 9.535,25 metros cúbicos de vegetação.

Mobilização

A Prefeitura de Suzano está mobilizada para executar o Plano Verão, em andamento desde o início do mês passado. Na última terça-feira (07/01), o chefe do Executivo reuniu secretários de sete pastas e o Fundo Social de Solidariedade em seu gabinete, no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, para discutir as frentes que estão sendo desenvolvidas na cidade, assim como as orientações a serem intensificadas junto à população quanto aos procedimentos adequados de descarte de materiais.

O diálogo entre os responsáveis por cada um dos setores tem o objetivo de deixar todos a par das atividades que vêm sendo executadas pelas diferentes pastas envolvidas no trabalho, visando à colaboração mútua entre as equipes especializadas da prefeitura, para suporte à população de forma contínua e ininterrupta.

O secretário afirmou que a atuação nas ruas está acontecendo de forma contínua, para evitar o acúmulo de resíduos nos pontos de escoamento das águas. “Temos intensificado nossa força de trabalho nos locais que ficam próximos dos corpos d’água, mas estamos atentos e trabalhando por todos. Durante o período das chuvas, sabemos da importância de ter especial cuidado nos pontos viciados e bueiros, para manter a população tranquila”, disse Oliveira.

O prefeito ressaltou o trabalho da administração municipal, com a mobilização de diferentes secretarias. “Estamos nas ruas vendo como tudo tem se desenvolvido, porque queremos verificar de perto cada etapa das ações. Alcançaremos bairros dos quatro cantos do município, para contemplar toda a população. Estão sendo executados os serviços devidos, com diferentes tipos de atividades relacionadas à zeladoria. Por isso, é fundamental que todos estejam conosco, descartando os materiais de forma adequada”, destacou o chefe do Executivo.

Descarte adequado

O descarte adequado de materiais deve ser feito pela população por meio da Operação Cata-Treco e dos ecopontos distribuídos na cidade. Quaisquer irregularidades podem ser denunciadas para a Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007.

A Operação Cata-Treco garante o recolhimento de madeiras, mesas, sofás, colchões, eletrodomésticos e utensílios que não têm mais seu uso original, com exceção de resíduos de construção civil. Os trabalhos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, para retirar os itens da calçada, na frente das casas. Quem quiser obter mais informações pode entrar em contato por meio do WhatsApp no número (11) 94555-3867, pelo telefone fixo (11) 4745-2055 ou preenchendo o formulário de solicitação disponível no link http://bit.ly/CTnoBairro .

Já com relação aos ecopontos, podem ser depositados nestes locais restos de construção civil como tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos, latas de tinta vazias, resíduos provenientes de podas e jardinagem, além de recicláveis como papel, vidro, metal, plástico e isopor. Vale destacar, no entanto, que cada ecoponto recebe um tipo específico de material. Desta forma, o munícipe precisa se atentar ao que quer descartar e a unidade correta para tal. A lista de materiais pode ser consultada no link bit.ly/ecopontossuzano e os endereços são os seguintes: Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186); Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira); Cidade Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553); e Jardim Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183). Todos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Suzano Shopping traz brincadeiras gratuitas para as crianças em programação especial de férias

Janeiro chegou e com ele o período mais aguardado pelas crianças: férias! Para receber os…

9 horas ago

Aster Itaquá enfrenta Vila Nova (GO) nesta sexta (10) em busca da classificação na Copinha

O Aster Itaquá entra em campo nesta sexta-feira (10), às 15h15, para enfrentar o Vila…

9 horas ago

Defesa Civil de Itaquá finaliza vistoria técnica em mais de 100 equipamentos públicos

A Defesa Civil de Itaquaquecetuba concluiu uma série de vistorias técnicas em equipamentos públicos do…

9 horas ago

Em Itaquá, regularização da construção de imóveis agora é feita de forma digital

A Prefeitura de Itaquaquecetuba está realizando a regularização das construções da cidade. A nova lei…

9 horas ago

Itaquá abre concurso público com 206 vagas para professores

A Prefeitura de Itaquaquecetuba anunciou a abertura para o concurso público destinado a professores do…

9 horas ago

Itaquá alerta para e-mails falsos sobre irregularidade no alvará de funcionamento

A Prefeitura de Itaquaquecetuba faz um alerta aos munícipes para um falso e-mail que circula…

9 horas ago