Mogi das Cruzes

Pequenos Músicos está retomando as atividades nas escolas municipais

O som dos instrumentos sinfônicos já pode ser ouvido nos corredores do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, desde a última segunda-feira (02/08). A unidade escolar é uma das 21 atendidas pelo projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, realizado pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, que está retomando de forma gradual as atividades presenciais, de acordo com os protocolos sanitários e a organização das escolas participantes. As aulas de musicalização serão realizadas inicialmente de forma remota.

Um dos instrumentos é o clarinete de Beatriz Redondo, de 13 anos, que retomou as aulas nesta semana. “É muito bom voltar. Já era uma rotina para mim. Estou no projeto desde os sete anos. Senti muita falta de estar aqui”, disse. Com a mesma idade, Gustavo Ferreira dos Santos, está no projeto desde 2018 e também comemorou a volta. “É bom ficar com o pessoal e tocar. A música traz muita coisa boa”.

Os dois são alunos de Rayane Reis, monitora de madeiras, que também começou cedo na música aos oito anos na EM Prof. Mario Portes, em Jundiapeba. Aos 24 anos, ela cursa Letras e estuda fagote na Escola de Música de São Paulo, onde já estudou saxofone. “Estava muito ansiosa pelo retorno. Falei com eles desde a primeira aula na segunda-feira que fazer música nesse cenário em que estamos vivendo é uma vitória, um ato de resistência”, disse.

Na escola, o atendimento começou reduzido com 50 alunos divididos, de acordo com os protocolos sanitários. “A escola está recebendo as cores de volta. Essa retomada para nós é como se estivéssemos no palco novamente recebendo os aplausos da plateia”, disse o coordenador do projeto no Cempre, Ewerton Ravelli.
O grupo fará aulas de instrumentos nestes primeiros 15 dias e a próxima fase com uma possível retomada dos ensaios em grupo será definida após uma nova conversa entre a gestão da escola e os monitores do projeto. Para as aulas presenciais, os protocolos seguidos pelo projeto são baseados em experiências que deram certo na retomada de grupos musicais dos Estados Unidos e Europa.

Além do controle dos monitores, a Brigada da Pandemia na Escola também faz o acompanhamento do cumprimento dos protocolos junto aos monitores e dos alunos. “A Brigada passa esporadicamente nas aulas, medindo a temperatura dos professores e verificando os protocolos. São muitos olhos atentos para que o sucesso desta retomada”, disse a diretora do Cempre, Deise Cardoso.

Neste ano, os projetos de educação musical Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola e Pra Ver a Banda Passar, desenvolvidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, atenderão mais de 30 mil alunos. São 17,9 mil alunos a mais do que no ano passado com a inclusão de aulas de musicalização no Pra Ver a Banda Passar, que atende escolas municipais e estaduais.

 

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Dor de cabeça: quando o sintoma comum pode indicar algo mais sério

A dor de cabeça é uma condição multifatorial que afeta cerca de 140 milhões de…

19 horas ago

Projeto de conciliação educacional de Itaquá recebe prêmio nacional em Brasília

O projeto “De pequeno é que se aprende a conciliar”, fruto de uma parceria entre…

19 horas ago

Itaquá entrega uniformes para escolinhas noturnas de futsal

A Secretaria de Esporte de Itaquaquecetuba entregou 450 kits de uniforme aos atletas das escolinhas…

19 horas ago

‘Circuito Sesc de Artes’ reúne 3,9 mil pessoas no Parque Max Feffer

O Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador, recebeu no último domingo (18/05) o “Circuito…

19 horas ago

Transporte conscientiza motoristas sobre respeito à faixa de pedestre em ação no centro

A Secretaria Municipal de Transporte Mobilidade Urbana esteve presente na Praça dos Expedicionários, no centro,…

19 horas ago

Suzanenses se destacam em torneio de kendô com 31 medalhas individuais e nove por equipes

Os atletas suzanenses foram os grandes destaques do 50º Torneio de Kendô “Yoshisuke Oura”, que…

19 horas ago