A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à aplicação da quinta dose da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) para pessoas com mais de 40 anos que tenham algum tipo de imunossupressão. A imunização ocorre em todas as 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), em dias úteis, das 8 às 15 horas.
Para receber esta que é a terceira dose adicional, é preciso comprovar ser portador de deficiências imunológicas que afetam as defesas naturais do corpo. As enfermidades devem ser atestadas por meio de laudos médicos ou receituário de medicamentos.
Até esta terça-feira (16/08) já haviam sido vacinadas 133 pessoas com imunossupressão nesta nova fase. A aplicação da quinta dose para os demais públicos, ou ainda àqueles com outras comorbidades, ainda será definida.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, destacou a necessidade desta população em buscar um reforço ainda maior contra a Covid-19. “Nós conseguimos reduzir os números de internações e mortes graças à vacinação. Temos que manter essa rotina em nossa cidade e cercar nossos moradores contra a pandemia, que, embora enfraquecida, ainda pode ser fatal”.
Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi também fez um apelo ao público-alvo para que procurem se vacinar com a quinta dose. “Não é hora de baixar a guarda. Temos que continuar avançando para que o novo coronavírus fique cada vez mais distante e se a doença não tem mais a mesma força de antes é graças as doses que aplicamos em nossa população. Fica aqui meu pedido para que as pessoas sigam se vacinando”, finalizou o chefe do Executivo.
Números atuais
Até o momento, a Secretaria de Saúde de Suzano já utilizou 767.769 doses, sendo 282.219 para primeira aplicação, 255.466 para segunda, 171.051 para terceira e 58.900 para quarta. A vacinação continua disponível em todos os postos. O reforço com a quarta aplicação está disponível para quem tem 30 anos ou mais e com a terceira dose para aqueles acima dos 12 anos. Pessoas imunossuprimidas entre 12 e 29 anos também podem tomar a quarta dose.
Para garantir a aplicação é recomendável fazer o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br e ter em mãos RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de endereço, caderneta de vacinação e documento que ateste a comorbidade, como exames, laudos e receitas de medicamentos em uso.