No primeiro dia da vacinação contra a Covid-19, destinada a idosos acima de 85 anos, Arujá imunizou 205 pessoas, que já tinham feito o pré-cadastro no site da Prefeitura e haviam recebido o dia e hora para irem até o ginásio Habib Tannuri. A imunização aconteceu das 8 às 17 horas e quem apareceu, sem agendamento, recebeu auxílio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde para o pré-cadastro e o agendamento futuro. Estiveram presentes na abertura do ginásio para a vacinação, o prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, o vice-prefeito Betinho, a primeira-dama Clau Camargo, além do secretário municipal de Saúde, Márcio Knoller, secretário municipal de Governo, Rogério Pereira, secretária municipal de Assistência Social, Marina Bernardo da Costa Antônio, e os vereadores Paulinho Maiolino, Divinei da Silva e Abelzinho.
Para o prefeito, a data foi muito significativa para a cidade e marca uma nova etapa. “É muito importante que as pessoas façam o pré-cadastro, pois agiliza todo o procedimento”, reforçou Dr Camargo.
O vice-prefeito Betinho também ressaltou a importância da imunização. “Hoje foi iniciada a vacina para as pessoas de mais idade, que correm maior risco. A estrutura no ginásio está bem montada, organizada e estamos muito felizes, pois a nossa esperança realmente está na vacina”, comentou.
A opinião foi compartilhada por Vanda dos Santos Souza, 86 anos, que se emocionou ao ser vacinada em uma das baias montadas especialmente para a ocasião. “Só tenho a agradecer a Deus por estar tendo essa oportunidade. Estou muito feliz e emocionada”, desabafou.
Assim como ela, a professora Cecília de Melo Dias, 86 anos, bem como José Miranda, 88, também receberam a primeira dose da vacina, acompanhados pelos filhos, que aproveitaram para registrar em fotos o momento histórico. A enfermeira aposentada Josefa Maria de Andrade Cavalcante, 85, mais conhecida como Seubel, quis que o filho tirasse fotos dela ao lado de um banner sobre acessibilidade. “Gostaria muito que o governo mandasse vacina para todos, inclusive para as crianças e os mais jovens”, afirmou.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Knoller, o município recebeu 323 doses da vacina para os idosos acima de 85 anos, porém, o quantitativo a ser vacinado no ginásio será de 280, pois o restante deverá ser aplicado em idosos acamados ou com dificuldades de locomoção, que também tenham se pré-cadastrado, informando essa condição. Foi o caso da idosa Antônia Rocha Alves, de 87 anos, a número 1 da lista do pré-cadastro, que foi levada pelo filho de carro até os arredores do ginásio, para ser vacinada dentro do automóvel. Feliz, o filho fotografou o instante da aplicação e disse, entusiasmado, que a foto seria enviada para fora do Brasil.
Como funciona
Até a manhã de hoje, de acordo com o departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Arujá, realizaram o pré-cadastro no formulário disponível no site (http://prefeituradearuja.sp.gov.br/pages/cadastrovacinacaocovid19.php) 182 idosos acima de 85 anos e o pré-cadastro continua. No total, de moradores de Arujá de todas as idades, o pré-cadastro no site da Prefeitura atingiu, até a manhã de hoje (dia 15), a marca de 707 pessoas pré-cadastradas.
Quando há dose disponível para aquela faixa etária e o morador de Arujá faz o pré-cadastro, ele recebe, automaticamente, o dia e hora para a aplicação da dose no ginásio. Há no formulário a opção de informar se o idoso é acamado ou não tem como se locomover até o local. Caso as doses tenham sido esgotadas, uma mensagem automática comunica que o pré-cadastrado será informado por e-mail do agendamento, que acontece assim que chegarem novas doses que atinjam a sua faixa etária e o seu número no pré-cadastro. O cadastrado também poderá acompanhar o andamento no link http://prefeituradearuja.sp.gov.br/pages/consultavacinacovid.php , digitando o CPF.
Os idosos que não têm acesso à Internet, podem pedir auxílio para o pré-cadastro às equipes na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas casas. A Secretaria Municipal de Saúde também pede que as pessoas sejam solidárias e que, caso tenham algum idoso vizinho, que more sozinho e tenha dificuldades de locomoção, que o auxilie a fazer o pré-cadastro e informe a sua condição no formulário.
Para o caso de trabalhadores da saúde, que continuam se cadastrando, a secretaria os comunica, por mensagem, assim que novas doses chegarem, informando o local, dia e hora em que deverão tomar a vacina, conforme a ordem de pré-cadastramento.