Ferraz de Vasconcelos

Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos aumenta efetivo do Samu em 70%

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos tem investido na área da saúde. Exemplo disso foi a terceirização do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que passou de 44 funcionários para 74, totalizando aumento de 70%. Outra ação foi a manutenção corretiva das viaturas que assegurou o funcionamento regular de 2 unidades de suporte básico, 1 unidade de suporte avançado e mais duas viaturas de retaguarda. A prefeita Priscila Gambale foi até a sede do Samu conferir as mudanças.

O Samu atende pelo número 192 e funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita. O procedimento começa com os técnicos do atendimento que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e a localização, em seguida, são remetidas para o médico regulador que presta as orientações e aciona as ambulâncias.

Com a mudança, o quadro recebe reforço significativo e passou a contar com 20 médicos; 4 coordenadores, sendo um geral, outro do setor médico, de enfermagem e o controlador de frota; 7 enfermeiros, 12 técnicos de enfermagem; 16 motoristas; 8 técnicos de regulação médica; 8 rádio operadores; 1 auxiliar administrativo; 3 auxiliares de serviços gerais e 1 farmacêutico.

A reestruturação do serviço contou ainda com a implantação do sistema totalmente informatizado que servirá para reorganizar o sistema de Regulação Médica criando banco de dados e o mapeamento de todo território municipal, que é imprescindível para o gerenciamento da unidade entre muitos outros benefícios, com foco na melhoria da qualidade na prestação do serviço a população. O sistema instalado consegue identificar trotes – ligações falsas que prejudicam o atendimento médico. Também foi feito treinamento e capacitação das equipes, assim como a aquisição de uniforme para as equipes.

A prefeita Priscila Gambale avalia de forma positiva a mudança e classifica o serviço do Samu como essencial em Ferraz de Vasconcelos. “Um serviço tão importante como este, que atende os chamados mais urgentes, precisava passar por essa modernização e também ter a equipe adequada para operar”, aponta.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

1 mês ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

1 mês ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

1 mês ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

1 mês ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

1 mês ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

1 mês ago