A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Lemann, Sincroniza Educação e NIC.br, instalou ferramentas que irão monitorar a conexão de internet das escolas da rede municipal.
O objetivo é auxiliar os gestores no monitoramento e diagnóstico da internet e apoiá-los nas melhores tomadas de decisão para a criação ou implementação de políticas públicas de qualidade.
A secretária de Educação, Adriane Alcântara, falou como a ferramenta poderá ajudar a rede de ensino ferrazense:
“Com o medidor instalado, é possível ter um melhor diagnóstico da situação das escolas e formular soluções que aumentem o número de unidades conectadas com a velocidade de internet adequada, garantindo acesso para um melhor aprendizado dos estudantes e à prática docente”, disse a gestora.
O Medidor SIMET é uma ferramenta gratuita que monitora a qualidade da conexão de internet e permite o acompanhamento em tempo real das métricas de banda larga fixa nas escolas públicas. A ação faz parte do Dia C – Dia da Conectividade, da campanha Nossas Escolas Conectadas, realizada pela Fundação Lemann, Sincroniza Educação e NIC.br.
“Todos podem se envolver nesse momento para conseguirmos instalar esses medidores de conectividade e, aí sim, ter os dados que precisamos para poder fazer um bom uso da internet, garantindo o uso pedagógico”, diz Cristieni Castilhos, gerente de Conectividade da Fundação Lemann.