O trabalho em rede para elaborar políticas públicas de combate à fome foi o tema de uma palestra de orientação para adesão de um sistema intersetorial de segurança alimentar em Ferraz de Vasconcelos. O evento teve iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e aconteceu na tarde desta segunda-feira, 11, no anfiteatro do paço municipal.
Representantes de diversas secretarias participaram do encontro que teve a presença da diretora técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Vanuzia Teixeira.
Diante de uma situação de pós-pandemia e agravamento da crise econômica global, a vulnerabilidade social jogou milhões de famílias em situação de insegurança alimentar e tem sido amplamente discutida dentro da administração municipal. O objetivo da sistematização desse assunto é buscar soluções para atender as famílias que necessitam de ajuda. “A cesta básica é algo paliativo. Temos de ter ações integradas que envolvem empregabilidade, aproveitamento de alimentos, assistência, entre outras vertentes, para minimizar os impactos da fome”, destacou Vanuzia.
A presidente do Conselho Municipal, Karim Frohmut, afirmou que o órgão está empenhado em agir no assessoramento para que o município implante o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) que consiste na participação da sociedade civil organizada, na formulação e implementação de políticas, planos, programas e ações com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada e saudável.
O vice-prefeito e chefe da pasta de Desenvolvimento, Daniel Balke, enfatizou a importância do envolvimento de todas as secretaria no que tange a segurança alimentar da cidade. “Este é um tema sensível e urgente que estamos tratando com toda a seriedade para levarmos ações efetivas às famílias”, disse. A Prefeitura tem avançado no tema com a criação do Conselho de Segurança Alimentar e os investimentos para a implantação do Banco de Alimentos que entrará em funcionamento em breve.