Ferraz de Vasconcelos

Prefeitura de Ferraz promove formação do projeto Cultura Afro-Brasileira

Com o objetivo de promover a história e cultura afro-brasileira na grade escolar, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos realizou a 1ª formação de professores do Projeto Cultura Afro-Brasileira na última quarta-feira (15), no Jardim Ferrazense. O encontro reuniu professores que serão multiplicadores da temática e, ao todo, 64 profissionais foram formados.

A iniciativa será aplicada nas unidades municipais para que alunos conheçam sua identidade e promovam uma cultura antirracista. O material mostrará caminhos para a construção de uma educação multicultural com diferentes perspectivas, a partir de temas como consciência política e histórica, ensino com experiências de vida, perspectiva positiva da negritude, respeito ao outro com valorização da diversidade, entre outros.

Os alunos da educação infantil, fundamental anos iniciais e finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão participar das aulas que serão realizadas uma vez ao mês com duas horas de duração. A previsão é que o projeto seja iniciado em breve.

“Essa é mais uma conquista na educação ferrazense, pois valorizar as características afrodescendentes para identificar e reconhecer a cultura é uma experiência pedagógica inspiradora que ajudará a construir novos significados a respeito das diferenças sociais”, destaca a titular da pasta, Paula Trevizolli.

O Projeto Cultura Afro-Brasileira está sendo realizado em parceria com as entidades Casa do Projeto Saberes Educativos em Rede (Projeto Ser), Cultura Raízes Ferraz, Associação Negra Rô, Instituto Brasileiro de Flooball, Almeida Silva Advocacia e Consultoria Juridica, Associação Afro-Brasileira Ogban, Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo (AAFESP) e Grupo de Mulheres Sem Medo.

“Pensar juntos na educação da cidade é uma nova retomada, algo que nunca foi feito e que precisa desse olhar. Nós temos problemas que precisam desse caminho de construção, porque temos uma população composta por mais de 50% de afrodescendentes. Essa é uma experiência muito significativa para a sociedade”, afirma o representante da AAFESP, Evaristo Santos.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

1 semana ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

1 semana ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

1 semana ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

1 semana ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

1 semana ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

1 semana ago