A prefeitura de Guararema completou, no ano passado, 10 anos de certificação ISO 9001 do sistema de gestão da qualidade.
Na reta final de 2021, a Administração Municipal passou por auditoria de supervisão e foi recomendada para a manutenção da certificação, completando assim uma década do mecanismo que funciona como instrumento para auxiliar os gestores a melhorar os processos da Prefeitura.
Implantada em 2011, o sistema de gestão da qualidade visa ter um melhor controle e otimização dos processos e resulta numa prestação de serviços mais eficiente à população.
Em outras palavras, a ISO 9001 auxilia a Prefeitura de Guararema na busca pela melhoria contínua na gestão e pelo aumento na satisfação da população.
“Mais do que um símbolo de que os tramites de processos são feitos de forma eficiente em Guararema, estar completando uma década de certificação ISO 9001 mostra o quanto a Administração Municipal está, e sempre esteve, comprometida com a qualidade na prestação dos mais variados serviços”, explica o prefeito Zé.
“Os resultados da certificação são mais práticos do que as algumas pessoas imaginam. Temos metas, prazos, mecanismos de identificação e correção de problemas, e muitas outras ferramentas exigidas que fazem com que os serviços sejam cada vez mais eficazes”, completa Zé.
A implantação da ISO 9001 na prefeitura de Guararema ocorreu na gestão do ex-prefeito e deputado federal, Marcio Alvino.
A manutenção da certificação se deu em outras duas gestões de ex-prefeitos: Adriano Leite e o atual prefeito Zé.
Diferente de outras organizações públicas, ou até mesmo prefeituras (que possuem algumas secretarias específicas com a certificação), a certificação em Guararema está presente em todas os departamentos, o que faz com que todos os processos – da Saúde à Obras – sejam tratados com a mesma eficiência.
Durante essas gestões, houve consenso que possuir o sistema de gestão da qualidade traz, além da padronização dos serviços e melhoria nos processos, confiabilidade maior da população quanto aos serviços públicos.
“Tão difícil quanto a implantação da ISO 9001 em uma empresa ou órgão público, é sua manutenção, ainda mais quando estamos falando de uma certificação por 10 anos em uma Prefeitura”, explica o diretor de integração da prefeitura de Guararema, Reinaldo Edmundo Sidaoui Junior.
“A última auditoria, realizada em 2021, certifica que estamos cumprindo os requisitos necessários para permanecer com a certificação, ou seja, que estamos sendo eficientes naquilo que a Administração Municipal se compromete em relação à população”, completa um dos principais responsáveis pelo tema.
Inicialmente, a certificação obtida pela Administração Municipal de Guararema foi a ABNT NBR ISO 9001: 2008, versão mais antiga.
Em 2015, no entanto, a versão foi atualizada para ABNT NBR ISO 9001: 2015, o que fez com que a prefeitura tivesse que adequar seu sistema de gestão da qualidade quanto aos novos requisitos apresentados na nova versão da norma.
Posteriormente a adequação, a prefeitura foi submetida à nova auditoria externa para avaliar a aderência quanto aos requisitos.
Nesta oportunidade, foi recomendada a manutenção da certificação já nos padrões da ABNT NBR ISO 9001: 2015.