Itaquaquecetuba

Prefeitura de Itaquaquecetuba realiza ações para amenizar os estragos do temporal deste domingo

Na tarde deste domingo (10), a partir das 14h47, a Defesa Civil registrou o início de chuvas que se estenderam até as 22h em Itaquaquecetuba. Choveu 73,4 mm nas últimas 24h e, nas últimas 72h, choveu 76,4 mm. Os bairros mais afetados foram: Jardim América, Jardim Patrícia, Jardim Silvestre, Vila Japão, Maria Augusta, Vila Sônia e Piratininga. De pronto, equipes da prefeitura foram deslocadas para os sete bairros.

O prefeito Eduardo Boigues esteve na Vila Japão na manhã desta segunda-feira (11) para acompanhar os serviços de manutenção e limpeza.

“Temos apenas uma semana na prefeitura e não dá pra resolver tudo do dia para a noite. Mas onde tivermos problemas, vamos trabalhar para trazer soluções: canalização de córregos, limpeza, alargamento das margens. Também já pedi que a Defesa Civil faça um plano de vazão das águas para que a gente possa resolver esse problema de uma vez por todas”, declarou o prefeito.

Além dos alagamentos, a enxurrada causou descolamento de placa asfáltica nos bairros Jardim Patrícia e Jardim América. Foi usado maquinário para remoção de material residual e bloqueio da via. Veículos que foram arrastados pela enxurrada foram removidos também no Jardim América. Não houve deslizamento em nenhuma região da cidade.

Ruas foram bloqueadas e sinalizadas no Jardim Silvestre, Vila Japão e Maria Augusta; houve reparo da via na estrada Valter da Silva Costa, na Vila Sônia; kits de limpeza foram entregues às famílias afetadas pela inundação na Vila Japão; e, no Piratininga, foi feito desassoreamento do córrego e contenção das margens.

A Defesa Civil, a bordo de dois botes, teve acesso às famílias atingidas na Vila Japão. Uma delas foi removida à residência de familiares e será assistida pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Na hora da remoção, foram ofertados colchões, mas informaram que não havia necessidade naquele momento.

Na manhã desta segunda (11), a água teve sua lâmina abaixada na Vila Japão, mas nas proximidades do córrego, ainda persistem pontos de alagamento. As ações da Defesa Civil seguem a todo vapor nesta segunda, com reparos e limpeza das ruas, além de desobstrução dos córregos e monitoramento dos bairros.

Através do WhatsApp da Defesa Civil (4642-4499) e pelo eOuve (4753-1108 ou ouvidoria@itaquaquecetuba.sp.gov.br), a ouvidoria da prefeitura, é possível que munícipes relatem a situação dos locais atingidos.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Itaquá apresenta projeto do Centro de Referência da Primeira Infância

Reunião discutiu os meios para implantação do equipamento na cidade A Prefeitura de Itaquaquecetuba apresentou,…

10 horas ago

Cras Boa Vista passa a contar com Sala de Promoção da Diversidade em Suzano

Espaço será especialmente voltado ao debate interracial, ao diálogo com a comunidade LGBTQIAPN+ e à…

10 horas ago

Entrada dos Palmitos reúne milhares de pessoas no Centro de Mogi das Cruzes

Evento aconteceu na manhã deste sábado (18) e o cortejo durou cerca de 2h30. Público…

10 horas ago

Segurança Cidadã inaugura nova Base Operacional da GCM no Boa Vista

Unidade será responsável pelo Parque do Mirante e poderá garantir apoio às ocorrências verificadas no…

10 horas ago

Prefeitura de Suzano acompanha inauguração do VAR Center Log

Empreendimento logístico foi inaugurado nesta quinta-feira (16/05) e contará inicialmente com oito empresas, entre elas…

2 dias ago

ONU diz a Nunes que projetos de combate à fome da Prefeitura de São Paulo podem ser exportados para o mundo

Durante audiência com o prefeito da maior cidade da América Latina, embaixadora brasileira da Organização…

2 dias ago