A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, iniciou uma obra de contenção com o objetivo de reforçar o leito do Rio Negro, na Vila Ressaca, na altura da rua Paraguaçu.
De acordo com a administração municipal, o trabalho, que está sendo realizado para prevenir problemas com as chuvas no próximo verão, conta com a implantação de um muro de contenção para reforçar o leito do córrego e refazer a estrutura que havia ruído na última temporada de chuvas.
O serviço foi iniciado com a regularização e reforço de rachão no leito do córrego, em uma extensão de 40 metros. Foi necessário construir um ‘corta-rio’ com paredes de blocos e tubos para que o leito pudesse ser concretado.
Ainda segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, também será preciso restaurar a via e recolocar o guarda-corpo. A previsão é que os trabalhos sigam por pelo menos 30 dias, porém, o cronograma pode ser alterado devido à instabilidade do clima.
“É um serviço complexo, mas que não pode esperar pra ser feito e precisa de uma solução definitiva. Pra se ter uma ideia, foi preciso colocar uma escavadeira dentro do córrego, depois que o fluxo de água foi desviado. Agora, estamos preparando a base do muro de arrimo com escoramento metálico, estacas de concreto e blocos de delimitação, para iniciar a concretagem ainda esta semana”, disse o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.