Nesta quarta-feira (23/04), às 16 horas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza a cerimônia de instalação e benção do altar em homenagem a São Benedito, no hall de eventos do prédio-sede da administração municipal, no Centro Cívico. A atividade faz parte da programação da tradicional festa religiosa em louvor ao padroeiro dos afrodescendentes, das donas de casa e dos cozinheiros. O evento chega à sua 146ª edição, com início na quinta-feira (24/04) e atrações até o próximo dia 4 de maio, no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, conhecido como Igreja de São Benedito.
A cerimônia, na Prefeitura, contará com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do vice-prefeito Téo Cusatis, do bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, do reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus, padre Marcos Sulivan Vieira, dos festeiros Marcel Pupo de Almeida e Renata Sponda de Almeida, dos capitães de mastro João Pedro de Oliveira e Gabriella de Oliveira Barrachi, além de secretário municipais, servidores e do público em geral.
O evento terá apresentação do Coral do Santuário do Senhor Bom Jesus, com repertório especialmente preparado para a celebração.
A abertura oficial da 146ª Festa de São Benedito, que além de celebrar a fé, rememora o folclore popular e a herança portuguesa e africana inseridas no patrimônio cultural de Mogi, acontece nesta quinta-feira (24/04), às 18h30, com procissão que sairá da Capela Santa Cruz, na Rua Dr. Ricardo Vilela, 1.200, em direção ao Santuário do Senhor Bom Jesus (Igreja São Benedito), na mesma via.
No local, haverá o hasteamento do mastro, seguido da missa presidida pelo bispo Dom Pedro e, logo após, o início da quermesse, que reunirá barracas de comes e bebes típicos, no Largo Bom Jesus, também conhecido como Largo São Benedito.
Ao longo de 11 dias, a programação da festa também contará com missas solenes, novena e shows na área da quermesse, até 4 de maio. Todo o valor arrecadado durante o evento será destinado à construção do salão paroquial do Santuário.
História de São Benedito
Filho de escravos africanos, São Benedito nasceu na Aldeia de São Fratelo, na Itália, entre 1524 e 1526. Sentindo-se ligado ao serviço de Deus, ainda bem jovem vendeu o que tinha, distribuiu aos pobres e retirou-se para uma vida solitária.
Viveu em simplicidade e dedicação à fé, atuando como cozinheiro e depois mestre de noviços e superior de convento. Aos 63 anos, São Benedito adoeceu e morreu em 4 de abril de 1589. Antes de sua canonização, já era grande a devoção por ele no Brasil.
O papa Pio VII, depois da comprovação de milagres realizados por São Benedito, em um processo que durou mais de 200 anos, inscreveu-o no Catálogo dos Santos, em 25 de maio de 1807.