Terça-feira, Maio 20, 2025
24.2 C
São Paulo
Terça-feira, 20 Maio ,2025
- Continua depois da publicidade -

Prefeitura de Suzano realiza campanha de conscientização no Max Feffer em defesa de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Suzano e os conselhos tutelares realizaram uma grande ação de conscientização sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes junto às famílias e pessoas que estavam no Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador, no último domingo (18/05), reforçando a campanha “Maio Laranja” de enfrentamento e conscientização sobre o abuso infantil.

A ação ocorreu no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sendo organizada com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade.

A iniciativa, que contou com as presenças da primeira-dama, Déborah Raffou Ishi, e dos secretários de Assistência Social, Geraldo Garippo, e de Governo, Alex Santos, chamou a atenção dos visitantes com uma estrutura especialmente alusiva ao universo infantil, com bexigas coloridas e ênfase nas cores laranja e amarela, para remeter à alegria e necessidade de preservar a vida e os direitos desse público. As crianças foram as grandes protagonistas do evento e tiveram a oportunidade de se apresentarem por meio de manifestações artísticas. O “Balé da Cidade do Suzano” e a “Banda da Aamae” animaram o público.

As entidades sociais que têm projetos com crianças e adolescentes contribuíram com o movimento “Lembrar é Combater”. Os conselheiros e demais presentes distribuíram à população panfletos que continham orientações sobre os canais de denúncia e orientações para o combate à exploração sexual. Nos materiais impressos, foi compartilhada a mensagem para a população sobre os contatos indicados para os casos em que for verificada alguma violação de direitos contra crianças e adolescentes, incluindo o Disque 100 e o 190, da Polícia Militar.

Na oportunidade, também foram divulgados os telefones dos dois conselhos tutelares, do centro (Barão do Rio Branco, 249 – Vila Costa) e da região norte (rua Jaime Leme, 33 – Cidade Boa Vista), que atendem respectivamente pelos números (11) 4748-5940 e 4748-8188, entre segunda e sexta-feira, das 8 às 17 horas, e nos demais dias e horários pelos contatos de plantão, (11) 96417-5437 (centro) e (11) 96394-7095 (norte).

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social destacou a relevância da iniciativa para o combate aos abusos na cidade. “Temos que alertar e refletir sobre o tema para que possamos proteger esse público, preservando a dignidade de todos e garantindo o desenvolvimento pleno de cada um. Reforçamos a mensagem de que deve ser feita denúncia para que possa ser realizada a apuração, assim como o acolhimento às vítimas”, avaliou Garippo.

Já o secretário de Governo afirmou que a prefeitura tem desenvolvido um trabalho muito focado nas ações destinadas a crianças e adolescentes. “O público de zero a 18 anos é uma prioridade para a administração municipal. Nós abraçamos todas as questões que estão relacionadas aos direitos e à melhora da qualidade de vida de todos eles, que são o presente e o futuro da nossa cidade. Nossa pasta, além de promover iniciativas próprias, garante o apoio necessário a todas as atividades realizadas por outras secretarias, que tem como foco o bem-estar dos cidadãos”, declarou Alex.

Por sua vez, a primeira-dama frisou que essa luta é de toda a população. “Nós estamos aqui para mostrar o quão importante é essa campanha. Temos que estar vigilantes e atentos a todo tipo de violação de direitos contra nossas crianças e nossos adolescentes. Nós estaremos sempre nas ruas e buscaremos as políticas que forem necessárias para preservar a vida dos munícipes. Estaremos juntos das famílias com o nosso trabalho e com o nosso carinho, para seguir avançando em ações concretas de combate ao abuso e à exploração sexual”, reforçou Déborah Raffou Ishi.

InícioAlto TietêSuzanoPrefeitura de Suzano realiza campanha de conscientização no Max Feffer em defesa...