Suzano

Prefeitura e sindicato analisam benefícios de tempo de serviço para servidores durante pandemia

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, se reuniu na última semana com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Suzano (SSPMS), Claudio Aparecido dos Santos, o Ted, para analisar os benefícios de tempo de serviço para os servidores públicos municipais durante a pandemia. Com o fim da vigência da Lei Complementar nº 173/2020 e a nova Lei Complementar nº 191/2022, a administração municipal deve retomar os pagamentos.

A reunião contou com a participação dos secretários Cintia Renata Lira (Administração), Itamar Viana (Planejamento e Finanças) e Renato Swensson Neto (Assuntos Jurídicos), além do secretário-geral do sindicato, Carlos Amaro Alves Costa, o Grillo, e o secretário dos profissionais da Educação do SSPMPS, Walter de Souza Dias.

Na oportunidade, o grupo debateu sobre o fim da LC 173/20, que estava em vigência até o dia 31 de dezembro de 2021. A lei limitava a contratação de pessoal e proibia reajustes para o funcionalismo em contrapartida de recursos federais para o combate à pandemia. Além disso, também impactava a contagem do tempo para pagamentos futuros. Sendo assim, a administração municipal já inicia as tratativas para análise e pagamento dos benefícios aos servidores.

Em relação aos servidores da saúde e da segurança pública, deve ser aplicada a LC 191/2022, sancionada pelo presidente da República no último mês de março. A nova legislação permite que exclusivamente esses trabalhadores possam contar com o período de maio de 2020 a dezembro de 2021 para aquisição de direitos relacionados ao tempo de serviço, como anuênios, triênios, quinquênios e licenças-prêmio, com pagamento a partir de 1º de janeiro de 2022.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou que a exceção legal para os servidores da saúde e da segurança pública é uma determinação federal, portanto, valendo para todos os entes federativos. “O texto da LC 191/2022 altera a LC 173/2020 especificamente para essas duas categorias que estiveram na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19. Em relação aos demais servidores, o pagamento de atrasados devido à contagem de tempo na pandemia segue proibido, mas o procedimento habitual já foi retomado desde janeiro”, explicou.

O chefe do Executivo suzanense completou destacando a importância do diálogo com o sindicato. “É sempre muito positivo receber a presidência do sindicato, que fala em nome da categoria, trazendo suas demandas e anseios. O diálogo nos conduzirá por caminhos seguros em prol dos nossos trabalhadores e da qualidade do serviço público oferecido aos cidadãos suzanenses”.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Secretária de Mogi visita Suzano para conhecer políticas públicas voltadas às mulheres

Suzano deu mais um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no…

13 horas ago

‘Mega Dia das Mães’ deste ano promove renda cinco vez maior do que a edição passada

O ano de 2025 consolidou o “Mega Dia das Mães” como uma das principais atividades…

13 horas ago

Hapvida registra crescimento de receita, melhora da sinistralidade e geração robusta de caixa no 1T25

Destaques do 1T25 • Receita líquida cresce 7,3% com relação ao 1T24 e atinge R$…

13 horas ago

Condemat+ é contemplado nas 10 propostas selecionadas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) é contemplado na…

13 horas ago

Câmara vota amanhã (14) projeto de lei que declara de utilidade pública Instituto Cegonha

A Câmara de Suzano votará amanhã (14), na sessão ordinária, o projeto de lei que…

13 horas ago

Secretário de Esportes destaca parceria de vereadores durante audiência pública na Câmara de Suzano

O secretário de Esportes e Lazer Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, destacou a parceria dos…

13 horas ago