Órgão alerta os consumidores sobre possíveis fraudes e golpes com compras realizadas durante o evento, em lojas físicas e online
A unidade do Procon de Poá divulgou nesta sexta-feira (04/11), diversas dicas e orientações sobre as preocupações que os consumidores devem tomar com a aproximação da famosa “Black Friday”, em 25 de novembro. Segundo o coordenador do órgão no município, Wellington Souza, o cliente deve tomar muito cuidado com as condições que a loja oferece, como taxas de juros, número de parcelas e o custo efetivo total da operação.
A “Black Friday” se trata de um evento que promove diversas promoções e descontos em lojas no Brasil e no mundo, porém, casos de sites e lojas físicas que realizam aumentos do preço de um produto nas semanas anteriores com a finalidade de conceder um falso desconto no dia da promoção estão cada vez mais comuns. “Fraudes e golpes, infelizmente, têm sido cada vez mais recorrentes em vários estabelecimentos, por isso, a pesquisa e acompanhamento de preços antes da data e a atenção nas condições de pagamento são extremamente importantes para efetuar uma compra segura”, afirma Wellington.
Para o responsável da unidade poaense, Wellington Souza, os cuidados com compras realizadas pela internet devem ser redobrados e recorda que os direitos do comprador são assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Recomendamos a utilização do cartão de crédito em compras pela web, pois, é uma opção mais segura que os outros métodos de pagamento por garantir o estorno em caso de golpes. Vale destacar, que o CDC garante diversos direitos ao consumidor, como por exemplo, no art. 49, que cita que o consumidor poderá desistir da aquisição dentro do prazo de sete dias do ato do recebimento, independente da existência de defeito no produto”.
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato por meio do Disque Procon pelo telefone 151 ou com a unidade do órgão na cidade pelo número 4639-7840 e pelo e-mail procon.nap@poa.sp.gov.br. A sede do Procon Poá realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e está localizada na rua Vinte e Seis de Março, nº 72, Centro.
Confira mais dicas:
– Pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos pouco antes da data;
– Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos;
– Se atente a variação dos preços entre uma empresa e outra;
– Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si;
– Fique atento às opções de parcelamento;
– Cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou redes sociais;
– É importante verificar sempre a URL do site em que pretende fazer compras assim como a sua origem, para checar a veracidade do endereço;
– Pesquise sobre o estabelecimento na internet para conhecer o histórico da empresa com serviços de entrega e reclamação de clientes;
– Se planeje financeiramente para fazer as compras;
– Na garantia estendida, verificar se a cobertura é total ou para troca do produto é necessário pagar franquia;
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…