Itaquaquecetuba

Professora Rosania Morales Morroni recebe Título de Cidadã Itaquaquecetubense

A professora Rosania Morales Morroni recebeu ontem (21/06), na Câmara Municipal, o Título de Cidadã Itaquaquecetubense pelos relevantes serviços prestados à sociedade. A homenagem foi uma iniciativa dos ex-vereadores Adriana Aparecida Felix, a Adriana do Hospital, e Celso Heraldo dos Reis, o Celso Reis, que não pode participar do evento por motivos particulares.

“Agradeço (a Rosania) pela dedicação e compromisso com os munícipes de Itaquaquecetuba. Quando eu trabalhava na Secretaria de Saúde, fizemos grandes parcerias com ela. (Rosania) fez muito pela educação. É uma grande lutadora que merece esse Título”, disse a ex-parlamentar Adriana do Hospital, que entregou a placa para a homenageada.

A sessão solene contou com depoimentos da filha e da neta da professora, de amigos e de autoridades da região, como o secretário municipal de Transportes, Rogério Tarento: “A Rosania sempre foi uma cidadã itaquaquecetubense porque ela sempre fez a diferença. Entre as inúmeras conquistas (do município), como a Delegacia da Mulher, entre outras, ela sempre esteve no meio”, ressaltou.

Após receber o Título, Rosania agradeceu a todas as pessoas presentes, falou da importância de sua família, de como chegou a Itaquaquecetuba, das lutas que enfrentou, como o enfrentamento de um câncer, e das pessoas que a ajudaram em seu trabalho na educação. “Obrigada Senhor por eu estar aqui recebendo esse prêmio da minha amiga Adriana, por quem eu tenho uma imensa admiração”, finalizou a professora.

Confira abaixo, na íntegra, a exposição de motivos (publicada em documento na Câmara em 2019) para a concessão do Título de Cidadã Itaquaquecetubense a Rosania Morales Morroni

Rosania Morales Morroni, 58 anos, casada há 37 anos com José Ferdinando Morroni. Filhos: Juliana e Rafael.

Rosania desde adolescente, após perder seu pai, comerciante conhecido na cidade de Poá, em tenra idade (42 anos) devido a um câncer, foi trabalhar de balconista no comércio. Tinha sempre em mente que a saída para vencer na vida era estudar muito e trabalhar.
Cursou duas vezes o ensino Médio. Formou-se Analista Química na rede estadual e no Ginásio Municipal de Poá, cursou o magistério. Cursou duas graduações, Educação Física e Pedagogia.

Cursou também o Mestrado em Educação Comunicação e Administração.
Sempre determinada em alcançar seus objetivos e em seguir sua carreira no magistério, com muita ética e responsabilidade, iniciou como professora em 1984, ministrando aulas na pré-escola na rede municipal de Poá. Conta com 35 anos de experiência no Magistério.

Na rede estadual, iniciou em 1987, sendo professora alfabetizadora, professora de Educação Física, Professora Coordenadora, Vice-Diretora, Diretora de Escola, Supervisora de Ensino (titular de cargo na Diretora de Ensino de Itaquaquecetuba).

Grande parte de sua experiência foi no Município de Poá e Itaquaquecetuba, onde também atuou como professora Universitária no Campus da UNG Itaquaquecetuba, no curso de Pedagogia, durante seis anos, formando professores de ensino fundamental anos iniciais, Diretor e Supervisor de Ensino.

Foi também Secretária Municipal da mulher na cidade de Poá e Subsecretária de Estado da Educação na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Foi Dirigente de Ensino na Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba, de 2008 até dezembro de 2012 e Dirigente de Ensino de Mogi das Cruzes, de junho de 2014 até julho de 2018.
Seu perfil sempre foi de trabalhar muito em prol do ensino de qualidade, atendendo a todos no magistério, alunos, comunidade em geral, autoridades e organizações, com muita presteza e gentileza, que lhe é peculiar.

Em 2007, a Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba, desde então, amargava há dez anos, o último lugar das 91 Diretorias Regionais de Ensino, nas avaliações externas de desempenho, principalmente o SARESP. Em 2010, a Diretoria de Ensino passou de último lugar para sétimo lugar no SARESP. O crescimento foi nítido quanto ao desempenho dos alunos nas escolas estaduais de Poá e Itaquaquecetuba, municípios jurisdicionados pela Diretoria de Ensino e fruto do trabalho da gestão da professora Rosania e sua equipe que trabalharam incansavelmente.

Recentemente, em análise comparativa entre as outras 91 Diretorias de Ensino do Estado, foi verificado que em todos os segmentos, o crescimento da DE Itaquaquecetuba está acima do Estado desde 2012.

No Ensino Fundamental, anos iniciais, Itaquaquecetuba é a 5ª Diretoria de ensino que mais cresceu desde 2012, dentre as 68 Diretorias que possuem esse segmento; No Ensino Fundamental, anos finais, Itaquaquecetuba é a 8ª DE que mais cresceu desde 2012, dentre 91 Diretorias que possuem esse segmento.

No Ensino Médio, Itaquaquecetuba é a 4ª DE que mais cresceu desde 2012, dentre 91 Diretorias que possuem esse segmento.

Dentre os avanços conseguidos em sua gestão, destaca-se a construção da Escola Estadual Santa Rita II, um prédio com layout diferenciado, sustentável e inovador, onde a construção iniciou na sua gestão, graças a seu esforço e determinação como gestora. A construção não saía do papel, com várias solicitações já efetuadas anteriormente por ex-Dirigentes de Ensino, Diretores de Escolas do entorno, comunidade e autoridades. As duas Escolas Estaduais do bairro, Mário Martins e Dulce Maria Sampaio estavam lotadas de alunos, com muitas reclamações da comunidade e professores.

A Professora Rosania realizou com sua equipe, estudos de demanda e apresentou para o então Secretário de Estado da Educação, Professor Paulo Renato Souza, solicitando ao Secretário e ao Governador Geraldo Alckmin, a construção imediata do prédio, uma vez que os alunos e professores estavam sendo prejudicados. Percorreu Gabinetes dos Vereadores de Itaquaquecetuba e na Assembleia Legislativa, solicitando o apoio a construção, obtendo retorno positivo de todos.

O município de Itaquaquecetuba tem referenciais excelentes da atuação da professora Rosania Morales Morroni,que não media esforços para atingir o ensino de qualidade em região tão vulnerável do Estado.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

1 semana ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

1 semana ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

1 semana ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

1 semana ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

1 semana ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

1 semana ago