Na tarde desta quarta-feira, 31, enfermeiros, médicos e demais profissionais da rede municipal de saúde de Ferraz de Vasconcelos participaram de uma reunião com equipe multidisciplinar sobre atendimento de recém-nascidos e de alto risco. O objetivo foi estabelecer protocolos de condutas, encaminhamentos e atendimentos para este público alvo da ação. Representantes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) compareceram.
As palestrantes foram: Adriana Midori Oki, nutricionista, Adriana Garcia Lopes Bittencourt, fonoaudiólogo, Cecília Kovas, médica pediatra e Carina Formigoni Favorito, enfermeira.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Claudinéia Vieira, foi abordado o primeiro atendimento, quando encaminhar para o recém-nascido para o serviço de alto risco. Também foi debatida a importância da amamentação, oferta de leite artificial, suplementação de ferro e a presença dos engrossantes no alimento.
A partir dessa relação entre o alimento, a curva de crescimento do bebê e todo o acompanhamento, a equipe foi orientada quando deve encaminhar o atendimento para a nutricionista afim de que haja uma atendimento mais especializado. A oficina também abordou os casos em que as crianças devem ser avaliadas pelo fonoaudiólogo.