Nesta terça-feira (24), foram abertas as inscrições do programa Bolsa Trabalho, que tem como objetivo proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda aos cidadãos de Itaquaquecetuba que estão em situação de vulnerabilidade social.
Para participar é necessário ter idade acima de 18 anos, estar desempregado, não receber o seguro desemprego ou qualquer outro benefício social, além de ter renda per capita menor que meio salário.
Os beneficiados receberão R$ 535,00 por mês, além de curso de qualificação on-line nas opções: auxiliar de controle de produção e estoque, gestão administrativa, gestão de pessoas, organização de eventos, rotina de serviços administrativos, secretariado ou recepção, além de seguro contra acidentes.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila, o programa estadual Bolsa Trabalho chega em boa hora devido a pandemia. “Estamos cientes das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores desempregados e por esse motivo, cotidianamente, realizamos ações pensando na (re)inserção dos cidadãos ao mercado.”
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo www.bolsadopovo.sp.gov.br ou diretamente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (rua Dom Thomaz Frey, 89 – centro), de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
Os interessados precisam estar munidos de RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de endereço. Após a inscrição, o Governo do Estado fará uma avaliação criteriosa para verificar se o candidato será ou não aprovado para a vaga. O prazo para as inscrições termina na próxima segunda (30).
Em contrapartida, os favorecidos farão serviços administrativos ou de zeladoria em órgãos públicos municipais, por quatro horas diárias, cinco dias por semana, pelo período de cinco meses. A convocação está prevista para acontecer entre 31 de agosto e 5 de setembro.
“Logo que ficamos sabendo da possibilidade, nos mobilizamos para garantir a inclusão de Itaquaquecetuba nesse importante programa estadual de valorização de mão de obra local. Queremos ajudar nossa população desempregada a ter renda, qualificação e uma oportunidade de trabalho”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.