Empenhada em acabar com a espera por exames, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos intensificou a oferta de exames de ultrassom na rede municipal e abriu 4.760 vagas desde janeiro deste ano. Com o programa Fila Zero foram organizadas ações aos finais de semana e em horário estendido para flexibilizar o período de atendimento. Vale destacar que no ano passado eram realizados 250 ultrassons por mês e, atualmente, a cidade realiza mil exames.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, somente a rede municipal realizou 3.940 ultrassons. Já os encaminhamentos com vagas ofertadas pelo governo do estado somaram 800 agendamentos, totalizando 4.740. No entanto, 5.146 pessoas saíram da fila de espera, pois muitas não foram localizadas ou já haviam realizado o exame.
O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, destaca que essas ações são importantes para que o paciente tenha um diagnóstico precoce e que tenha um acompanhamento de saúde adequado. “Estamos focados em elevar a qualidade na atenção à saúde em nosso município e sabemos que temos uma grande demanda por exames. O programa Fila Zero veio para dar suporte a ações que vão permitir reduzir esse tempo e assim dar uma resposta mais efetiva à população”, destacou.
O Fila Zero já conseguiu acabar com a espera no Raio-X sem laudo e na Mamografia. Além disso, as consultas com mastologista também estão zeradas.