Mogi das Cruzes

Programa Semae de Portas Abertas inicia agendamento de escolas para edição 2025

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou o agendamento de escolas para participar do Semae de Portas Abertas de 2025, programa de visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro. O projeto tem como objetivo levar a estudantes do Ensino Fundamental II e Médio conhecimentos sobre produção e uso consciente da água, responsabilidade com o meio ambiente e funcionamento da autarquia.

O público-alvo são alunos que cursam a partir do Ensino Fundamental II (6° ano em diante), de escolas públicas e particulares de Mogi das Cruzes.

As visitas ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir das 8h45, com duração aproximada de 45 minutos e no máximo 25 visitantes por turma.

Responsáveis pelas escolas que tiverem interesse em marcar a visita devem ligar para 4798-6392 (Divisão de Meio Ambiente do Semae), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para visitas@semae.sp.gov.br.

“O Semae de Portas Abertas é um programa de grande importância para incentivar os jovens a utilizar água de forma consciente e reforçar a relevância do nosso rio Tietê e demais mananciais para o abastecimento público de água, muitas vezes complementando o conteúdo aprendido em sala de aula sobre o meio ambiente”, afirma o diretor-geral da autarquia, José Luiz Furtado.

Em 2024, foram 756 visitantes, num total de 17 escolas que somaram 40 visitas, além de 2 eventos abertos ao público e mais 2 visitas para estudantes da Universidade de Mogi das Cruzes.

O projeto é coordenado pela Divisão de Meio Ambiente/Departamento Técnico do Semae, em parceria com o Departamento de Água.

Além da importância da água e como utilizá-la adequadamente, o programa também apresenta o Semae, conceitos de saneamento básico e todos os processos envolvidos no sistema de abastecimento, desde a captação, as diversas fases do tratamento, reservação e distribuição, até chegar aos imóveis do município (casas, comércios, serviços etc.).

O programa é um importante elo entre a autarquia e a rede escolar, pois os estudantes são multiplicadores de informação e levam o aprendizado para casa, conversando com os pais, irmãos e colegas. É uma contribuição para a formação das novas gerações.

 

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Altar de São Benedito pode ser visitado no hall da Prefeitura de Mogi

O exemplo de caridade, humildade e amor ao próximo de São Benedito foi destacado nesta…

15 minutos ago

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Esporte de Mogi das Cruzes

As ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) nos primeiros…

16 minutos ago

Fundo Social inicia troca solidária de ingressos para semifinal do Suzano Vôlei

As atenções do vôlei brasileiro estão voltadas para as semifinais da Superliga Masculina e o…

37 minutos ago

Cultura terá ‘Casarão Autoral’ para apresentações de músicos nesta sexta-feira

O Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271 - Centro) recebe nesta sexta-feira (25/04)…

39 minutos ago

Suzano alcança 820 atendimentos com Central de Interpretação de Libras

No dia em que se comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras),…

40 minutos ago

‘Projeto SER’ para PCDs marca troca de experiências com município de São Carlos

A mais recente edição do “Projeto SER - Suzano Educa e Respeita” para Pessoas com…

41 minutos ago