Divulgação
A Escola Municipal Antônio Carlos Mayer, do Jardim Maitê, recebeu nesta quarta-feira (15/06) a última aula do projeto “Bombeiro na Escola”, uma iniciativa realizada a partir de parceria da Secretaria de Educação de Suzano e o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Cerca de 60 crianças divididas em duas turmas do 4º ano participaram das quatro aulas desenvolvidas, com uma hora de duração cada.
Durante as apresentações, os alunos foram orientados sobre as formas de evitar perigo, como e quando acionar a corporação e sobre a atuação da corporação. Foram passadas também informações a respeito das rotas utilizadas pelas equipes e o procedimento correto de ação durante as ocorrências. Ao final da última aula, nas dependências da sede do 17º Grupamento, os estudantes receberam um certificado e produziram desenhos e redações sobre o conteúdo apresentado.
O projeto já foi desenvolvido em outros municípios paulistas, mas em Suzano é a primeira vez que a ação é viabilizada nas escolas. “Os alunos dentro do ambiente escolar tornaram-se multiplicadores de conhecimento e serão capazes de identificar situações de risco, bem como evitá-las. Assim, se tornarão cidadãos conscientes, que respeitam as leis, o meio ambiente e o próximo. E eles devem repassar isso em casa também, para mostrar o que aprenderam e como ajudar os colegas”, afirmou o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini.
O comandante do Corpo de Bombeiros em Suzano, Marcos Vinicius Carbonel e Silva, disse que as portas do grupamento continuam abertas aos alunos. “Agradeço muito à Prefeitura de Suzano por ter aceitado esse projeto de imediato. É algo novo para nós e para as crianças também. Ficamos imensamente gratos por fazer essa primeira formatura. Estamos de portas abertas”, afirmou ele, que elogiou o trabalho desenvolvido pelo bombeiro educador André Fernandes de Oliveira nas atividades.
Representando o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, destacou que o projeto “Bombeiro na Escola” será fundamental na vida dos alunos. “Quero parabenizar os professores e os bombeiros pela oportunidade de apresentar este projeto. É de vital importância que as crianças tenham este conhecimento, até para poderem saber como agir”, afirmou.
As próximas atividades do projeto deverão ocorrer na Escola Municipal Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida, no bairro dos Moreiras, no mês de agosto.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano
Suzano deu mais um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no…
O ano de 2025 consolidou o “Mega Dia das Mães” como uma das principais atividades…
Destaques do 1T25 • Receita líquida cresce 7,3% com relação ao 1T24 e atinge R$…
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) é contemplado na…
A Câmara de Suzano votará amanhã (14), na sessão ordinária, o projeto de lei que…
O secretário de Esportes e Lazer Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, destacou a parceria dos…